PSL virou casa de mãe Joana
Casa da mãe Joana é uma expressão de língua portuguesa usada para retratar um lugar ou uma situação onde predomina a balbúrdia, o popular vale tudo. Sua origem remonta ao século XIV e surgiu da vida conturbada de Joana I, rainha de Nápolis a quem historiadores atribuem desde a normatização dos bordéis até uma suposta conspiração que teria resultado no assassinato do marido André, mesmo fim tido por ela em 1382. Qualquer semelhança dessa passagem registrada pelos mais diversos livros sobre a História do Velho Continente com o momento atual vivido pelo PSL de Jair Bolsonaro não pode ser considerada mera coincidência. Balbúrdia e conspiração sobejam já há um bom tempo nesse partido, cuja crise chegou ao ápice nesta semana, quando o próprio Bolsonaro se envolveu em uma fracassada tentativa de derrubar o presidente Luciano Bivar (não sem motivos) e o líder na Câmara, um tal Delegado Waldir, paranaense de Jacarezinho, mas deputado federal de primeiro mandato por Goiás e com uma vasta coleção de confusões em sua carreira de policial. Sobrou para Joice Hasselmann, também paranaense nata (é de Ponta Grossa), mas deputada por São Paulo, que comparou como uma espécie de carta de alforria a sua destituição do cargo de líder do Governo no Congresso. Isso tudo está levando à iminente implosão do PSL, cuja bancada saltou de 1 para 52 deputados na Câmara Federal nas eleições do ano passado graças ao fenômeno Bolsonaro. Até aí, nada de mais. O problema é que isso está contribuindo para retardar o papel primordial do Congresso Nacional na realização das reformas indispensáveis para ajeitar a casa brasileira.
Punição
O deputado paranaense Filipe Barros e seus colegas Alê Silva (MG), Bibo Nunes (RS), Carlos Jordy (RJ) e Carla Zambelli (SP) foram suspensos das atividades do PSL nesta sexta-feira. Estão desautorizados até a discursar no plenário em nome do partido por terem articulado a lista de assinaturas para tornar Eduardo Bolsonaro novo líder da bancada. Sobre o presidente da República, que incentivou a rebelião, nada foi dito ou feito.
Rumo ao Patriota
Essa confusão toda pode ser a"justa causa"procurada por Bolsonaro e seus fiéis escudeiros para trocar o PSL por outro partido, que tem grandes chances de ser o Patriota. "Já conversei com o presidente duas vezes, em uma delas por cerca de 40 minutos, e a questão está bem encaminhada", revelou ao Alerta Paraná o deputado cascavelense Evandro Roman, que ingressou recentemente no Patriota e assumiu a presidência estadual no Paraná.
Saúde humanizada...
Nelly Antunes, moradora de Foz do Iguaçu, é a primeira mulher brasileira atendida pelo programa internacional Moça Bonita, nascido no Líbano e inaugurado há dois anos em São Paulo. Mãe de quatro filhos e portadora de câncer de mama, ela foi selecionada para fazer uma cirurgia estética totalmente gratuita e destinada a recuperar a sua autoestima, realizada hoje, no Hospital Ceonc, em Cascavel.
...e desumanizada
Já em Cascavel, a Câmara aprecia nos próximos dias um projeto do Executivo criando uma política municipal de atendimento a pessoas com risco iminente de morte. A cidade está tendo que apelar a uma lei para assegurar vagas nas UTIs dos hospitais da cidade a pessoas que estão em seus últimos dias de vida, uma verdadeira aberração protagonizada principalmente pelo Hospital Universitário, conforme constatação feita nesta semana pelos vereadores da Comissão de Saúde.
Suspensão
Em virtude da prisão preventiva na última quarta-feira (16) do prefeito de São Jerônimo da Serra, João Ricardo de Mello, e do vice Laércio Pereira, na operação Dejá Vù do Gaeco, o Diretório Estadual do Cidadania23 no Paraná suspendeu todas atividades partidárias de ambos até que sejam esclarecidos os fatos. ?O partido não compactua com desmandos de quem quer que seja, a começar dos nossos?, justificou o deputado estadual e presidente do Cidadania 23 no Estado, Rubens Bueno.
Transformação
A Itaipu Binacional divulgou novo vídeo institucional em que destaca os novos tempos da empresa. "Quando uma empresa transforma água em energia e energia em desenvolvimento, ela também se transforma, fica mais eficiente, mais transparente e sustentável, uma nova Itaipu todos os dias, gera o melhor para a sociedade, o melhor para o meio ambiente, o melhor para o brasil e o melhor para o Paraguai e o mais importante a melhor energia para todos nós, Itaipu Binacional, novos tempos, muito mais energia", diz o vídeo,que pode ser assistido no linck https://youtu.be/H-cewUo9bNI.
* Pílulas
* A Câmara de Cascavel começa a votar nesta segunda-feira (21) as alterações na LDO e no PPA que se fazem necessárias para a criação da Transitar. * A nova autarquia vai substituir a Cettrans e será responsável pela administração do sistema de transporte coletivo da cidade. * Na mesma sessão será iniciada a votação de projeto do Legislativo tornando mais rígidas e transparentes as regras para concessão de diárias a vereadores e servidores da Câmara. * Representantes de prefeituras de sete estados brasileiros (PR, SC, RS, SP, MG, MS e BA) estão inscritos para o 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais que será realizado em Cascavel, nos dias 21 e 22 de novembro. * Promovido pela RCD (Rede Cidade Digital), esse evento é o principal do gênero no País para administrações municipais e terá lugar na Fundetec. * O Paraná tem o terceiro maior número de empresas em funcionamento entre os Estados Brasileiros, com 306.076 CNPJs ativos segundo a Rais 2018, divulgada hoje. * Mas ainda assim o número de empresas ativas no Estado caiu 0,56% em relação a 2017. Em âmbito nacional também houve recuo, de 0,55%.