Destinação de carcaças de animais tem novas regras
Depois de um esforço de muitos anos, que começou em Santa Catarina e no Oeste do Paraná teve como um dos principais líderes o deputado federal José Carlos Schiavinato, o Ministério da Agricultura e Abastecimento publicou hoje (18) assinada ontem pela ministra Tereza Cristina Correa da Costa, fixando novas regras para recolhimento, transporte, processamento e destinação de animais mortos e resíduos da produção pecuária como alternativa para a sua eliminação nos estabelecimentos rurais.
A norma estabelece que os produtos gerados no processo de transformação podem ser utilizados como insumos na indústria química, energética, de adubo, biodiesel, higiene e limpeza. O produto final não pode ser destinado para a alimentação humana ou animal. A novidade é que a medida do Ministério da Agricultura autoriza a exportação do produto final"desde que atendidas as exigências estabelecidas pelo país de destino".
Para ter acesso às novas regras, basta clicar em http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-48-de-17-de-outubro-de-2019-222639466 (Foto: Rádio Aliança 750 khz)