Encontros capacitam os produtores de leite do PR
Apenas nos últimos 30 dias, aproximadamente 100 eventos foram realizados no Paraná para orientar e qualificar cerca de 5 mil pequenos produtores de leite em relação aos cuidados na manutenção da sanidade dos animais e qualidade do produto. E pelo menos mais 80 desses encontros vão acontecer até o fim deste mês com o objetivo de ajudar esses produtores a cumprir as exigências de instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
?As principais dificuldades estão na higiene na ordenha, prevenção de doenças e manutenção da temperatura dos tanques de armazenagem?, revela o diretor técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Rubens Ernesto Niederheitmann."São questões simples e que precisam ser melhoradas no dia a dia".
Segundo Niederheitmann, que coordena o Comitê do Leite, vários técnicos da Secretaria, Emater, Adapar, Iapar cooperativas, federações de agricultura e iniciativa privada estão em campo para alertar e capacitar os produtores.
O Estado realiza o cadastro das indústrias de leite, ao mesmo tempo em que as acompanha na localização e orientação de produtores com maiores dificuldades."Estamos dispostos a auxiliar no atendimento da legislação e para que ninguém fique de fora?, diz a gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Adapar, Mariza Koloda Henning. (Foto: Divulgação)