Educação com nota vermelha
Desde a criação dessa instituição chamada escola, imprescindível para a construção de uma sociedade melhor, a nota vermelha é sinônimo de fracasso. E até não muito tempo atrás esse insucesso era atribuído unicamente ao estudante. Mas os tempos mudaram, e hoje a nota vermelha pode (e deve) ser atribuída também à política educacional dos últimos anos, que relegou a grade curricular a segundo plano por força da contaminação causada pela doutrinação ideológica e outros interesses subalternos. Uma demonstração clara disso, no caso do Paraná, é o fato de os dados preliminares do Censo Escolar do Inep 2019, divulgados nesta semana, apontarem quedas de 8,5% (Ensino Fundamental) e 20,16% (Ensino Médio) no número de alunos matriculados nas escolas estaduais e municipais entre 2014 e 2019. Em um exercício de autodefesa, os sindicatos que há décadas mobilizam os profissionais da área em defesa de bandeiras meramente corporativistas e não da qualidade do ensino vão atribuir esse fenômeno à questão demográfica, pois nesses mesmos cinco anos a população paranaense com idade entre 5 e 19 anos encolheu 5,97%. Mas esse argumento não se sustenta diante de outro dado do próprio Inep, apontando que o número de alunos matriculados nas escolas particulares do Estado cresceu 2,63% no mesmo período. E se o Paraná"tem a melhor educação pública do País?, conforme propagou em junho do ano passado a Secretaria de Estado da Educação, não é ilógico supor que a situação no restante do País seja ainda pior, para infelicidade geral da Nação.
Alsir e o Dr. Braga
Cascavel se despede nesta sexta-feira de duas figuras ímpares. A morte do presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, e do médico João Medeiros Braga Júnior abre duas grandes lacunas, pois ambos, cada um a seu modo, deixaram importantes legados. Eram duas figuras com quem conviver sempre foi um exercício pra lá de prazeroso.
Homenagem póstuma
Além de decretar luto oficial de três dias na cidade, Leonaldo Paranhos se antecipou e tornou público o desejo de batizar o novo Trevo Cataratas (uma obra reclamada há décadas) com o nome de Alsir Pelissaro. A título de sugestão: que se escolha outro bem público relevante para perpetuar também o nome do Dr. Braga, cuja trajetória é igualmente merecedora de uma homenagem desse tipo.
Prazo correndo
Começou a contar nesta sexta-feira o prazo para que os vereadores de Cascavel apresentem emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias e ao Plano Plurianual. As sugestões precisarão ser protocoladas até o dia 18 no caso da LDO e até o dia 28 no caso do PPA. E para o dia 14 já está programada uma audiência pública na Câmara para debater ambos os projetos.
Preju do grosso
R$ 20 milhões é o montante estimado do prejuízo causado aos cofres da Assembleia Legislativa do Paraná pelo emprego de funcionários fantasmas atribuído a Valdir Rossoni. O cálculo é da promotora pública Danielle Thomé e embasa denúncia feita por ela à Justiça. O caso se refere ao período de 1992 a 2010 e Rossoni só agora está sendo denunciado porque à época tinha foro privilegiado por ser presidente da Alep.
Sessão suspensa
A nova votação do pedido de cassação da prefeita de Quedas do Iguaçu, Marlene Revers, não aconteceu na noite de ontem porque a sessão teve de ser suspensa depois que vereadora Neusa da Silva desmaiou logo na abertura e precisou ser hospitalizada. Marlene corre sério risco de perder o mandato por ter comprado 6,5 toneladas de bolos e 36 mil salgadinhos entre setembro de 2017 e novembro de 2018.
Desabafo
Do deputado federal paranaense Paulo Martins nas redes sociais:"O PSOL obstruiu a votação da MP que facilita o confisco e a venda de bens de traficantes. Os socialistas são contra o direito de propriedade, mas são zelosos com a propriedade de quem vende pó. Faz sentido. Para eles essa propriedade tem lá uma função social".
* Pílulas
* Boa notícia: estão abertas até o próximo dia 14 as inscrições de empresas interessadas em fazer um estudo de viabilidade técnica sobre a extensão da Ferroeste até Foz e Maracaju (MS). * Como a iniciativa privada não quis assumir o risco, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) destinou R$ 6 milhões para bancar esse trabalho. * Por puro descuido, a Câmara de Foz do Iguaçu terá que votar novamente o projeto tornando obrigatória a instalação de ar-condicionado nos ônibus do transporte coletivo da cidade. * É que o Regimento Interno exige que renúncia de receita seja aprovada por maioria absoluta (dois terços) e ele recebeu nove votos favoráveis e seis contrários. * A Polícia Federal indiciou nesta sexta-feira o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, no caso das candidaturas-laranja do PSL em Minas Gerais. * Indagado sobre o assunto durante sua estada em Curitiba, o também ministro Sérgio Moro saiu pela tangente e não quis fazer qualquer comentário. * A revista Veja tornou público o conteúdo do depoimento de Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, à Polícia Federal do Paraná. * E uma das frases do depoimento chamou especial atenção."A Dilma [Rousseff] queria que eu continuasse na Petrobras para arrecadar dinheiro para a eleição de 2012?, disse ele.