Um prenúncio bíblico
Está em Provérbios 29, versículos 2 e 4, em uma das versões mais recentes da Bíblia: "Quando o governo é formado por homens justos e honestos, o povo vive feliz; mas, quando os líderes de uma nação são maus e desonestos, o povo chora de tristeza. {...} Um rei justo e honesto ajuda seu país a crescer e viver em paz; o rei que quer ficar rico às custas do povo acaba destruindo uma nação". Embora isso esteja ainda no Antigo Testamento, parece ter sido escrito sob encomenda para o momento vivido pelo Brasil. O que todo filho de Deus espera é que o País possa sair fortalecido desde "desgoverno" que impera há mais de uma década.
Antes tarde...
Quando a água bate no pescoço, qualquer um aprende a nadar. Inclusive quem tem responsabilidade maior pela condução dos destinos de um país. Isso explica, certamente, o fato de o presidente Rodrigo Maia ter marcado apenas para a próxima terça-feira a realização de uma comissão geral destinada a discutir o preço dos combustíveis na Câmara dos Deputados.
...do que nunca
A relação dos convidados para debater o assunto uma semana após o início da paralisação dos caminhoneiros ainda está sendo definida, mas o mote do debate já é sabido: a mudança da política de preços da Petrobras, que nos últimos meses mergulhou fundo no bolso dos brasileiros para compensar os prejuízos do saque aos seus cofres.
Efeito colateral
A falta de combustível está refletindo até na Lava Jato. Por conta do desabastecimento, o juiz Sérgio Moro suspendeu as audiências que estavam marcadas para segunda-feira, em Curitiba. Com isso, terão de ser reconvocadas as testemunhas de defesa do processo relativo ao sítio de Atibaia (SP), no qual estão implicados o ex-presidente Lula e outros 12 réus.
Pouco mudou
Apesar do acordo do governo com parte da categoria e da ordem do presidente Michel Temer para que as forças federais de segurança "enquadrem" os caminhoneiros, pouco mudou de ontem para hoje no Paraná. Em todo o Estado o sábado começou com protestos em 250 trechos rodoviários, 164 deles em estradas estaduais.
Contraordem
Por determinação do prefeito Leonaldo Paranhos, a edição do "Domingão-Calçadão-Fechadão" que estava marcada para amanhã não vai mais acontecer. Com isso, o trecho da Avenida Brasil entre as ruas 7 de Setembro e Carlos Gomes ficará liberado para o tráfego de veículos neste domingo. Já a Feira do Teatro, realizada no estacionamento do Teatro Municipal e do Centro Cultural, está mantida.
Quem leva?
A desistência de Michel Temer de tentar a reeleição abriu uma disputa interna para a escolha do candidato do MDB à Presidência da República. E pelo menos dois nomes já estão em campanha junto aos convencionais: o ex-ministro Henrique Meirelles, recém-filiado ao partido, e o militante histórico Roberto Requião. A escolha caberá a 443 convencionais, que irão se reunir para tratar do assunto no final de julho ou início de agosto.
* Pílulas
* A TV Tarobá está de luto pela morte da funcionária Caroline Beal Mufato, de 24 anos, que ano passado havia se submetido a um transplante de rim. * Acusado de assédio sexual dentro do 6º BPM, o tenente-coronel Fernando Dias Bacana está preso no posto do Corpo de Bombeiros localizado no Bairro São Cristóvão. * A decisão de usar as forças federais para conter o movimento dos caminhoneiros soou de forma antipática até para aliados do Palácio do Planalto. * "Isso é coisa de um governo fraco", protestou o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia. "O presidente parece gostar de simbolismo", emendou. * E o setor petrolífero deve voltar a dar dor de cabeça para o governo em breve. * É que os funcionários da Petrobras preparam uma greve geral em protesto contra o que chamam de "gestão entreguista" do presidente Pedro Parente.