Cascavel só vacinou contra a gripe 60% do público-alvo
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe vai só até 1º de junho e até o último levantamento, feito ontem, apenas 40% do público-alvo havia tomado a dose que imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B. Isso significa que mais 40 mil pessoas precisam se vacinar nesse curto período para manter a cobertura num patamar aceitável.
"Alertamos que a campanha não será prorrogada e que, infelizmente, as pessoas não estão atendendo ao chamado, apesar dos esforços concentrados de todas as equipes de saúde em atender da melhor forma possível a todos que nos procuram e dos horários facilitados de atendimento nas unidades de saúde, das 7h30 às 19h, e também com o posto de vacinação instalado no quiosque em frente à Catedral, inclusive aos sábados, que funciona sempre das 8 às 17h", comentou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Cristina Carnaval.
Ao apresentar o último balanço, Cristina considerou baixo sobretudo o número de crianças imunizadas - menos de 7.500 de um total de 18.866. As gestantes também estão com baixa adesão: apenas 49,42% do público-alvo.
Têm direito à vacina pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, presos, profissionais do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais. (Foto: Secom)