Alep vai espremer laranjas
Não, não é gastronomia - antes fosse! O título acima faz alusão a uma fase crucial da CPI criada pela Assembleia Legislativa para esclarecer de vez o caso JMK, a empresa acusada de desviar R$ 125 milhões em recursos saídos dos cofres do Governo do Paraná para cuidar da manutenção da frota oficial do Estado. Nesta terça-feira (1º) os membros da referida comissão prometem espremer até onde der dois réus apontados pela Polícia Civil como laranjas do esquema, além do filho de um dos donos da JMK. E a expectativa é de que isso leve à identificação também dos agentes do antigo governo que se beneficiaram do esquema."Já reunimos uma farta documentação que comprova irregularidades tanto por parte do Estado quanto da empresa neste esquema fraudulento?, adiantou hoje o presidente da CPI, deputado Soldado Fruet. Pois que toda a verdade venha à tona e os implicados sejam punidos com o devido rigor.
Passo atrás I
A ampliação do prédio da Câmara de Cascavel na atual legislatura está definitivamente descartada. Por iniciativa da mesa diretora encabeçada por Alécio Espínola, os vereadores aprovaram projeto na sessão desta segunda-feira abrindo mão dos R$ 3,5 milhões que estavam reservados para esse fim. Esse dinheiro será agora remanejado para as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Assistência Social.
Passo atrás II
"Sabemos que o repasse de verbas pelos governos federal e estadual ao Município foram reduzidos, prejudicando a realização de ações e obras essenciais à população. É papel também do Legislativo perceber quais são as prioridades da gestão pública e, na medida do possível, abrir mão de recursos de seu orçamento em prol da comunidade", disse Espínola ao justificar a decisão.
Só temporários
A Azul Linhas Aéreas confirmou para 20 de dezembro a inauguração de dois voos semanais entre Cascavel e Porto Alegre, trajeto que será feito em pouco mais de uma hora. Mas, a princípio, isso só irá durar até 2 de fevereiro do próximo ano. A empresa cogita até torná-los definitivos, mas isso vai depender da demanda a ser medida justamente durante esse período.
Escola adiada
A escola de governo especial destinada a detalhar o Programa Cascavel Avança, que seria realizada nesta terça-feira (30), foi adiada no fim da tarde de hoje pelo prefeito Leonaldo Paranhos Uma nova data será definida para a apresentação do plano de mobilidade urbana, sustentabilidade e qualidade de vida a ser concretizado com recursos provenientes do Governo do Estado, do Avançar Cidades e do Fonplata.
Interinidade
Pelas próximas três semanas a Unioeste estará livre da gestão nada satisfatória de Paulo Sérgio Wolff, cujos dois mandatos consecutivos à frente da Reitoria tiveram inúmeras irregularidades apontadas por técnicos do Tribunal de Contas. É que para ser novamente candidato, agora a diretor do campus de Cascavel, Cascá precisou se licenciar até 22 de outubro e transferir o cargo ao vice Moacir Piffer, que começou a responder hoje pelo comando da universidade.
* Pílulas
* É questão dias (ou até horas) o retorno de Walter Parcianello para a equipe de Leonaldo Paranhos. * O irmão de Frangão, que foi secretário de Esportes no início da administração, vai assumir agora o comando do IPMC. * Os vereadores Fernando Hallberg, Jorge Bocasanta e Pedro Sampaio tiveram uma ideia conjunta para popularizar a cultura em Cascavel. * Estão propondo à administração municipal a implantação de aulas de música, dança e artes para crianças e adolescentes nas escolas municipais, associações de moradores, praças, parques e demais espaços públicos. * O ex-deputado João Arruda está mesmo determinado a concorrer à sucessão do prefeito Rafael Greca. * Prova disso é que organizou a realização, de outubro a dezembro, de uma série de dez Encontros com o João nos principais bairros de Curitiba. * Jair Bolsonaro assinou decreto nesta segunda-feira (30) tornando gratuita a publicação dos atos oficiais dos órgãos do governo federal no Diário Oficial da União a partir de 1º de dezembro próximo. * O pagamento continuará obrigatório apenas para as chamadas estatais não dependentes, entidades particulares e outros entes da Federação.