Cascavelenses premiados no concurso Queijo Brasil
Apesar de não ter tradição na área devido ao fato de seu território ser destinado quase que integralmente à agricultura intensiva, Cascavel também produz bons queijos. Foi o que ficou demonstrado no V Concurso Nacional Queijo Brasil, realizado no último fim de semana em Florianópolis (SC).
Genuinamente cascavelenses, os queijos Mozzarella, de Mauro Di Sebastiano, e Colonial Ludwig, de Maria Terezinha S. Ludwig, estão entre os seis do Paraná que faturaram medalhas de bronze no concurso, que também rendeu ao Estado quatro medalhas de ouro e duas de prata.
Maior e mais importante evento deste gênero do Brasil, o concurso contou nesta edição com a participação de 711 fabricantes de queijo de todo o País, dentre eles 12 do Paraná.
INCENTIVO
O Instituto Emater incentivou a participação da maioria dos paranaenses inscritos no concurso, promovendo inclusive o transporte de produtores e extensionistas com recursos do programa ProRural. A iniciativa faz parte de uma estratégia para identificar, valorizar e dar visibilidade à produção e aos saberes de muitas famílias rurais, em especial da agricultura familiar.
Em parceria com o Ministério da Agricultura e Secretaria da Saúde do Paraná, o Instituto Emater realizou durante 2017 e 2018 o primeiro concurso estadual de queijo artesanal. O concurso identificou o potencial da produção através da participação de 185 produtores de todo Estado. A partir dessa iniciativa, foi dada continuidade ao processo de qualificação da produção em várias regiões do Estado.