PR melhora qualidade de vida de 553 mil famílias em 5 anos
O Paraná melhorou a condição de vida de famílias em 95% dos municípios, aponta o monitoramento da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, que analisou a evolução média do índice de vulnerabilidade das famílias entre 2013 e 2017. Entre as 734.260 famílias pesquisadas, 553.757 delas tiveram impacto positivo no índice de vulnerabilidade, o que representa 75% de melhoria.
O levantamento aponta que em 381 dos 399 municípios paranaenses, as famílias apresentaram melhoria nas condições de vida, de escolaridade e de acesso ao trabalho e renda. No geral, a média de redução do índice médio de vulnerabilidade das famílias foi de 11% e o município com melhor resultado chegou a reduzir 35%. Em 2013, a média dos índices dos municípios era 0,2743. Quatro anos depois, esse número caiu para 0,2447.
A secretária Fernanda Richa afirma que a superação da vulnerabilidade social é resultado do fortalecimento de políticas de proteção social e de iniciativas para promover o crescimento econômico e a geração de emprego e renda. "No Paraná, diversas medidas implantadas pelo Estado nos últimos sete anos, associadas a uma gestão responsável dos recursos, promoveram a melhoria das condições de vida das famílias. Além de reduzirmos a extrema pobreza em 57%, temos mais esse importante resultado a comemorar", avalia a secretária.
PRIORITÁRIOS
A redução do índice médio da vulnerabilidade das famílias foi mais acentuada nos municípios prioritários do programa Família Paranaense. São 156 cidades com os indicadores sociais mais baixos do Estado, por isso receberam mais apoio técnico e aporte financeiro do Estado, para melhorar o atendimento às famílias.