Fóruns simultâneos marcam o fim do Maio Amarelo no Paraná
O Governo do Estado encerra o mês de campanha sobre a prevenção de acidentes de trânsito com a promoção do I Fórum Internacional Programa Vida no Trânsito do Paraná e do III Fórum Estadual de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito, iniciados ontem e que terminam hoje em Foz do Iguaçu.
Durante os eventos estão sendo discutidas estratégias de segurança no trânsito internacional, desenvolvimento sustentável e expansão do Programa Vida no Trânsito para mais cidades do Estado. Atualmente, o Paraná conta com 12 municípios no projeto: Curitiba, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa e Toledo.
A coordenadora nacional do Vida no Trânsito no Ministério da Saúde, Cheila Marina de Lima, participou da abertura do evento e falou sobre o trabalho do Estado com o projeto. "O Paraná é o estado brasileiro com mais cidades desenvolvendo o Vida no Trânsito e que está na fase mais avançada. É um exemplo que deve ser seguido por todos", afirmou.
NA ITAIPU
Os dois Fóruns reúnem 150 participantes dos municípios do Paraná, outros estados do Brasil e países vizinhos, como Paraguai e Argentina, e estão realizados na Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu. Além de sediar os fóruns, o município também faz parte do projeto e foi um dos primeiros do Estado a aderir.
De acordo com o secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Foz, Josnei Fagundes, desde o início do programa na cidade, em 2013, até o ano passado, o número de mortes no trânsito caiu em 38%.