Cascá racha a Unioeste
A conduta de Paulo Sérgio Wolff, cujos dois mandatos foram marcados por denúncias de toda ordem - prova disso é a extensa lista de processos abertos pela Justiça e pelo Tribunal de Contas do Estado em que figura como réu - causou mais um racha de consequências incalculáveis na principal indústria do saber das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Por virar as costas para o professor Alexandre Weber, talvez o mais preparado entre os candidatos à eleição de 22 de outubro próximo e cujo apoio foi determinante para suas duas vitoriosas campanhas, o atual reitor ganhou nos corredores da instituição um novo apelido: ao invés de Cascá, como é conhecido por todos, tem sido chamado de Traíra por um número crescente de professores, alunos e servidores. Polido e mais preocupado em propagar um plano de ações que permita libertar a Unioeste do festival de notícias negativas em que esteve envolvida nos últimos anos, Weber não toca no assunto. E bem que faz, pois o fato não ter Cascá entre os apoiadores só fortalece a sua candidatura.
Três candidatos
Além de Alexandre Weber, que tem como vice o diretor do campus de Francisco Beltrão, Gilberto Ribeiro de Mello, vão disputar a Reitoria outros dois nomes: o professor Edison Leismann, tendo como vice a professora Nelsi Tonini, e o professor Wilson Zonin, com a agente universitária Gracy Kelly Bourscheidt Pereira de vice. A eleição também colocará em disputa outros cinco cargos de diretores de campus e 14 de diretores de centros.
Briga boa
A eleição na Unioeste, a propósito, sempre foi intensamente disputada não só pelo que a universidade representa para a comunidade e pelo orçamento de que dispõe, mas também pelo grande universo de pessoas que envolve. Para se ter uma ideia, 1.279 professores, 1.248 agentes universitários, 2.440 pós-graduandos, 9.353 acadêmicos presenciais e 2.079 estudantes do sistema EAD (ensino a distância) estão aptos a votar desta feita. Não são muitos, no Paraná todo, os municípios que possuem 16.500 eleitores.
Gratidão existe
Um movimento incomum registrado no prédio onde moram Beto e Fernanda Richa prova que a ingratidão é exceção, mas não regra na política. Uma comitiva de aproximadamente 20 prefeitos e vereadores esteve ontem no apartamento do ex-governador e da ex-primeira-dama para agradecer o apoio dado pelo casal a seus municípios.
Leva Jeito, Brasil!
Essa frase dá título a um documento que o MDB do Paraná levará à convenção nacional do partido, marcado para 15 de outubro, em Brasília. "Temos que sair desta discussão política pouco contributiva e propor a retomada do crescimento com empregos por meio do ?leva jeito?. Temos também que parar de perder tempo com as mágoas do passado e as decepções do presente. Levar jeito é acordar e trabalhar por aquilo que temos de bom e pensar no amanhã", explica o presidente estadual João Arruda.
* Pílulas
* A Justiça de Cascavel determinou o pagamento de R$ 15 mil de indenização por danos morais a um jovem agredido por guardas municipais em dezembro de 2018. * E como os três implicados foram demitidos, é muito provável que essa conta acabará sendo paga pelo Município, ou seja, pelos contribuintes. * Por falar em caso de polícia, Ratinho Junior anunciou hoje a construção de mais quatro cadeias públicas, que deverão abrir 3 mil novas vagas no Estado. * O investimento total será da ordem de R$ 81 milhões e duas dessas unidades serão edificadas em cidades da região Oeste: uma em Foz do Iguaçu e outra em Guaíra. * Começou na manhã de hoje e vai até sexta-feira, na Câmara, a apresentação dos 99 postulantes aos cargos de conselheiros tutelares para o período de 2020 a 2023. * A iniciativa, segundo a presidente da Comissão Organizadora, Marilia Montiel Coutinho, permite que todos os candidatos ao pleito de 6 de outubro possam apresentar suas propostas e ideias à comunidade - que, cá entre nós, não parece lá muito interessada no assunto. * A Assembleia Legislativa aprovou hoje, em redação final, o projeto que isenta do pagamento do pedágio as pessoas portadoras de autismo e síndrome de Down. * De autoria de Márcio Pacheco e com emenda do deputado Do Carmo, a matéria segue agora para sanção do governador Ratinho Junior.