Decreto facilita vida dos paranaenses agilizando respostas de órgãos oficiais
A governadora Cida Borghetti assinou nesta segunda-feira decreto que padroniza procedimentos e deixa de exigir dos usuários informações que já estão na base de dados do Estado. A medida vai ampliar a abrangência da plataforma de serviços do Governo Digital.
"Vamos unificar o trabalho dos órgãos estaduais com o objetivo de facilitar a vida dos paranaenses e agilizar a resposta do Estado junto aos cidadãos. A desburocratização vai melhorar a prestação de serviços e também tornar mais eficiente o trabalho do Estado", ressaltou.
A apresentação de certidões expedidas pelas repartições estaduais ou a fotocópia de documentos como a Carteira de Identidade, por exemplo, serão substituídas por uma consulta online. Também não será mais necessário o reconhecimento de firma e cópias autenticadas dos documentos entregues ao governo, salvo quando há dúvidas fundadas ou exigência legal.
GOVERNO DIGITAL
A medida se soma a outros projetos que buscam a desburocratização do serviço público, como o Empresa Fácil, da Junta Comercial do Paraná - que diminui o tempo levado para abrir, fechar ou alterar o registro de empresas - e o Detran Fácil, que oferece uma série de serviços pelo meio digital.
A ideia é que, com a nova medida, também se amplie a prestação de serviços pelo Governo Digital, portal do Governo do Paraná que entrega informações e serviços personalizados ao cidadão e dispensa a necessidade do atendimento presencial em diversos casos.
O Governo Digital permite o agendamento de serviços, consultas à pontuação da carteira de motorista, a multas, às guias de pagamento do IPVA e do DPVAT, registro de boletim de ocorrência e emissão de certidões, entre outras opções.