A democracia corre perigo
A poderosa Folha de S. Paulo, que joga nitidamente contra o Governo Jair Bolsonaro, vem de publicar mais duas matérias emblemáticas sobre o momento crítico vivido pelo Brasil. Em uma, dá ampla repercussão a entrevista do ex-ministro Carlos Marun (aquele que Michel Temer nomeou como conselheiro da Itaipu em retribuição ao esforço que impediu a aprovação do pedido de impeachment do ex-presidente) dizendo que Eduardo Cunha só continua preso porque se recusou a mentir na proposta de delação premiada. Em outra, propaga aos quatro cantos um posicionamento do ministro Gilmar Mendes, que ousou exigir um pedido formal de desculpas da força-tarefa da Lava Jato diante do que definiu como jogo de promiscuidade revelado pelas mensagens hackeadas pelo site Intercept Brasil. Em contraponto, o ministro Paulo Guedes postou nas redes sociais o seguinte comentário:"O Brasil é muito surreal. Os caras roubaram perto de 1 trilhão e a Suprema Corte está analisando a suspeição de um juiz com base em vazamentos não periciados feitos por um cidadão que já foi banido de dois países". É por essas e muitas outras que não há como não levar em conta o discurso de despedida de Raquel Dodge do comando da PGR (Procuradoria Geral da República), feito semana passada no próprio Supremo e no qual ela alertou para a necessidade de todos ficarem atentos aos"sinais de pressão"sobre a ainda incipiente democracia brasileira.
Esperneio...
Ao contrário do que muitos possam supor, a UPE (União Paranaense dos Estudantes) ainda existe. Prova disso é que voltou a dar o ar da graça realizando, no último fim de semana, um congresso estadual exclusivamente para elaborar um manifesto contra o projeto de lei da escola sem partido, tema da semana na Assembleia Legislativa.
...estudantil
No manifesto, a entidade classifica o projeto como"nefasto"por impedir, segundo ela, que o ensino seja ministrado com base na"liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber". O texto, no entanto, não faz menção alguma a supostos avanços alcançados pela doutrinação ideológica que tomou conta da rede pública de ensino paranaense nos últimos anos.
Nada feito
O projeto do vereador Carlinhos de Oliveira isentando do IPTU os cascavelenses portadores de câncer não vingou. Após aprová-lo, a própria Câmara acatou hoje (por 15 votos a 5) o veto do Executivo à proposta, que, além de representar uma renúncia significativa de receita, também era discriminatória na medida em que não beneficiava portadores de outras doenças igualmente graves.
Auxílio extra
Ainda na Câmara, projeto protocolado nesta segunda-feira prevê a disponibilização, pela Secretaria de Educação, de uma equipe formada por psicólogo, assistente social e psicopedagogo para acompanhar crianças da pré-escola ao 5º ano da rede municipal de ensino. De autoria dos vereadores Jaime Vasatta, Olavo Santos, Rafael Brugnerotto e Carlinhos Oliveira, o dispositivo cria esse direito aos alunos que tenham alguma necessidade social, familiar, disfunção mental ou"qualquer problema que possa afetar seu desenvolvimento pessoal, social ou escolar".
Sem gravidade
O prefeito Augustinho Zucchi e a esposa Andreia Nierotka viveram um drama ontem, ao retornarem de Itapejara d?Oeste para Pato Branco. O veículo do casal, que era pilotado pela primeira dama, teve perda total ao capotar na PR-493. Os dois passaram a noite hospitalizados, mas os exames não constataram nenhum ferimento grave.
* Pílulas
* É bem complicado o estado de saúde do presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro. * Ele está internado em um leito de UTI com um quadro grave de infecção pulmonar. * Paulo Porto ocupou a tribuna da Câmara nesta segunda-feira para se posicionar contra eventual antecipação da renovação dos contratos da Prefeitura de Cascavel com a Sanepar e o transporte coletivo. *"Não há motivos nem políticos, nem legais para sequer aventar essa possibilidade?, disse ao vereador, referindo-se aos rumores que passaram a circular nos últimos dias na cidade. * O prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário Thiago Stefanello autorizam nesta terça-feira (16) a revitalização de mais duas Unidades de Saúde da Família. * Desta feita serão contempladas as USFs dos bairros Cancelli e Los Angeles, que receberão R$ 2,7 milhões em investimento. * Se você tem uma reserva em dinheiro e mora ou quer investir em Cascavel, tem uma boa oportunidade para fazer um ótimo negócio. * A Caixa Econômica Federal lança amanhã a Feira de Imóveis 2019, que irá ofertar casas, apartamentos e imóveis com preços abaixo dos valores habituais do mercado privado.