Classificação de grãos ajuda agricultor a evitar prejuízos
Um curso recém-lançado pelo Senar-PR irá ajudar os produtores a evitarem prejuízos na hora de entregar soja e milho aos armazéns. A formação, com um total de três dias de aula, ensina como classificar os grãos, além de verificar se os descontos aplicados pelas empresas na hora da entrega da safra estão corretos.
O Senar-PR já promoveu a formação dos instrutores e os primeiros grupos estão sendo mobilizados e o novo curso já está sendo ministrado desde o início de agosto. O órgão já possuía dois cursos nessa área, porém com formações separadas para soja e milho, o que dificultava a vida dos participantes e dos mobilizadores dos cursos.
"De um tempo para cá, havia uma demanda do campo para que os dois módulos fossem unidos. Analisamos esse pedido e avaliamos que seria melhor fazermos juntos e em três dias, em vez de um para cada produto, como antigamente", conta a engenheira agrônoma do Sistema FAEP/Senar-PR Flaviane Medeiros.
Talita Alexandra Tomasi, contadora e mobilizadora dos cursos do Sindicato Rural de Medianeira, avalia que o conhecimento sobre como classificar a safra atende uma demanda que vem sendo recorrente no campo. "Temos realizado periodicamente esses treinamentos na nossa região. A ideia é que o produtor saiba como funciona essa análise e que também possa questionar esses aspectos. É uma ferramenta a mais para ele argumentar, ter um controle da qualidade do produto que é entregue", diz ela.
Há quatro anos, o Sindicato Rural de Medianeira mobiliza duas turmas por ano dos cursos de classificação de soja e de milho. A mudança, segundo Talita, irá contribuir para organizar melhor os participantes. "Já temos 50 pessoas formadas. A demanda é grande. Ter mudado para um evento só foi muito bom", conta.
COMO PARTICIPAR
Para saber se há alguma turma do curso programada na sua região ou para demandar a mobilização de um novo grupo, basta procurar o sindicato rural ou um dos escritórios regionais do Senar-PR. (Foto: Arquivo Faep)