Duran Cidadão Honorário
Um argentino de nascimento e cascavelense por opção está próximo de figurar na seleta lista de Cidadãos Honorários do Paraná. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa acaba de dar sinal verde para que o plenário aprove, provavelmente ainda em setembro, a concessão dessa honraria ao jornalista e escritor J. J. Duran, que assina todo sábado um artigo no Alerta Paraná. A proposição é do deputado cascavelense Marcio Pacheco e tem como embasamento um histórico capaz de comover até aos mais insensíveis, pois Duran e a esposa Ana Maria constituíram uma família com 17 filhos, 16 deles adotivos. A entrega do título deverá ser feita em uma sessão solene da Assembleia em Cascavel.
Candidatíssimo
Sempre que é perguntado se irá concorrer novamente à Prefeitura de Cascavel em 2020, Edgar Bueno desconversa. Mas que ninguém se engane: será candidato assim, a menos que o impeçam. E uma prova disso foi sua entrevista na manhã desta sexta-feira a Sérgio Ricardo na Rádio Independência, na qual revelou ter contratado com recursos próprios uma pesquisa para consumo interno sobre suas chances. "O Paranhos só tem cinco pontos na minha frente", garantiu.
Lista ampla
E a julgar pelas articulações em curso, Cascavel terá um número recorde de candidatos a prefeito no próximo ano, quando não será mais permitida coligação para a disputa proporcional (de vereador). Além de Paranhos e Edgar, já estão postos vários outros nomes, dentre eles Evandro Roman, Marcio Pacheco, Marcos Vinícius Pires de Souza, Juarez Berté, Paulo Porto e Nelsinho Padovani.
Até que enfim!
O empresário, ex-bancário, ex-secretário municipal e ex-candidato a prefeito Arnaldo Curioni esteve nesta sexta-feira (13) na Câmara de Cascavel para receber o título de Honra ao Mérito em reconhecimento ao bom trabalho por ele desenvolvido em favor do Município. Foi uma homenagem sem dúvida merecida, mas que chamou atenção pelo atraso na entrega, já que foi proposta e aprovada há mais de uma década, por iniciativa dos então vereadores Seno Rohden e Jadir de Mattos.
Escola sem partido
A Assembleia Legislativa do Paraná começa a votar NBA segunda-feira (16) o projeto que institui no sistema de ensino estadual o Programa Escola sem Partido. De autoria do deputado estadual Ricardo Arruda e do hoje deputado federal Felipe Francischini, o texto prevê a colocação, nas escolas públicas e privadas, de cartazes com regras a serem seguidas pelos educadores para evitar o"doutrinamento"dos alunos.
Regras rígidas
O Escola sem Partido prevê que os professores não poderão promover seus próprios interesses, opiniões ou preferências ideológicas, religiosas, morais, políticas ou partidárias em sala de aula. Também propõe, dentre outras coisas, os educadores não poderão se envolver no processo de amadurecimento sexual dos alunos, nem permitir qualquer forma de dogmatismo ou proselitismo na abordagem das questões de gênero.
* Pílulas
* Crítico incansável do pedágio, o deputado Luiz Claudio Romanelli voltou a defender hoje a nulidade dos contratos com as atuais concessionárias. * "O consumidor foi lesado ao longo de 21 anos", sentenciou ele, cobrando novamente uma atitude enérgica e imediata da Justiça Federal. * O senador paranaense Oriovisto Guimarães se mostrou hoje contrário à ida de Sergio Moro para o Supremo Tribunal Federal. * "Para mim, ele seria candidato à Presidência da República e faria um bem muito maior para este País", justificou. * Alguns pequenos imprevistos pós-operatórios fizeram com que Jair Bolsonaro estendesse até a próxima segunda-feira sua ausência no comando do País. * De acordo com o porta-voz Otávio Rêgo Barros, a prorrogação do afastamento foi decidida por recomendação da própria equipe médica que cuida do presidente.