Mercado financeiro pode ampliar renda do produtor
Além dos avanços tecnológicos dentro da propriedade, o produtor rural moderno precisa estar antenado ao mercado financeiro. Para introduzir os agricultores a esse mundo e ensiná-los a proteger preços e melhorar sua rentabilidade, o Núcleo Jovem do Sindicato Rural de Cascavel e a Granoeste Investimentos promovem nesta quinta-feira (12), às 19h, no sindicato, uma palestra gratuita sobre o mercado financeiro no agronegócio.
Segundo Robson Polotto, sócio da Granoeste Investimentos, entre os assuntos abordados estarão o câmbio e como utilizar a Bolsa como ferramenta de proteção cambial para quem tem dívidas em dólar ou para produtores que fixam preços na moeda americana, que é a principal moeda do setor e influencia diretamente nos preços de insumos, de venda e outros.
Travas de preços, seguros e como utilizar isso no dia a dia da propriedade serão debatidos."Também vamos ensinar aos produtores rurais presentes a conciliar a posição de soja física e outros grãos, disponível ou balcão de cooperativa, com as estruturas que a Bolsa possibilita. Isso vale tanto para melhorar a performance financeira como para proteção de preços futuros?, explicou.
Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel, afirma que a palestra é uma oportunidade para desmistificar o mercado financeiro para os produtores."Poucos atuam e muitos têm receio até de conhecer como funciona. Acho importante que participem e conheçam mais sobre assunto. Operar no mercado financeiro é um dos deveres do produtor moderno, do produtor do futuro?, disse.
Arthur Bonamigo, presidente do Núcleo Jovem do Sindicato Rural de Cascavel, reforçou o convite a todos os produtores, filhos de produtores, estudantes e profissionais da área."Sempre importante estar se atualizando e se aprofundando sobre essa ferramenta?, comentou.