Diretor do Dnit garante recursos para a BR-163
Em audiência no fim da tarde de ontem (10), em Brasília, com o diretor nacional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), o deputado federal Evandro Roman (Patriota) recebeu a garantia de que as obras da BR-163 terão continuidade em seus dois trechos: Toledo a Marechal Cândido Rondon e BR 277 (Cascavel) ao Marmelândia, distrito de Realeza.
Roman informou ao diretor do órgão sobre a importância da obra e as paralisações que já aconteceram, trazendo insegurança à população da região. "Apresentamos ao general Santos Filho um resumo do que aconteceu até agora, cobramos a liberação de trechos já concluídos entre Cascavel e Capitão e a disponibilidade de recursos para que a obra seja concluída", disse o deputado.
Segundo informou Santos Filho, já estão liberados R$ 10 milhões para a continuidade dos trechos e em breve "haverá solução de recursos"para que a conclusão dos dois trechos. O diretor do Dnit assegurou ao deputado que o órgão está acompanhando a obra, que entende "ser de extrema importância para toda a região Sul do País".
A conclusão da duplicação desses dois trechos demanda investimentos acima dos R$ 800 milhões: R$ 578 milhões para os 74 km entre Cascavel e Marmelândia e R$ 306 milhões para os 39 km entre Toledo e Marechal Cândido Rondon. A conclusão estava prevista para 2019, mas as paralisações por conta dos atrasos nos repasses de recursos devem empurrar o prazo para 2020.
CONTORNO NORTE
Evandro Roman aproveitou a reunião no Dnit para tratar do Contorno Norte de Cascavel, que sequer tem projeto. "Não é de hoje que prometem o contorno, mas fomos informados de que o projeto não existe. O que faremos agora é apresentar uma emenda para garantir o primeiro passo, que é o estudo de viabilidade. Vencida essa etapa, vamos nos empenhar para executar o projeto", explicou o deputado cascavelense.
O Contorno Norte é uma obra estratégica na infraestrutura rodoviária da região e resolveria em grande parte o problema do alto fluxo de veículos no Trevo Cataratas, hoje congestionado. Ele retiraria do trevo e do trecho da BR-277 que corta parte da cidade todos os veículos que trafegam da região Norte do Paraná ou do Mato Grosso do Sul em direção ao Sul do Brasil. Mesmo que uma nova estrutura para o Trevo Cataratas seja viabilizada, a obra do Contorno se faz necessária, considerando o expressivo volume de tráfego. (Foto: Divulgação)