Respeito a quem merece
Respeito é bom, não custa nada e todos gostam, embora nem todos mereçam. E todos sabem disso de cor e salteado, mas nem todos praticam. É o caso das concessionárias de pedágio do Paraná, cujo desrespeito para com os usuários das rodovias do Anel de Integração vai além das tarifas escorchantes e criminosas, como elas próprias admitiram no acordo de leniência firmado recentemente com o Ministério Público. Já no apagar das luzes dos atuais contratos, que se estenderão até 2021, uma lei vai obrigá-las a expor publicamente o cronograma de obras. Promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, a referida lei já está em vigor e exige que essas empresas atualizem as informações sobre o andamento das obras semanalmente e em local visível, em todas as cabines de cobrança. Pena que isso aconteça com quase 22 anos de atraso.
Multa diária
A Lei 19.924 estabelece que as concessionárias que a infringirem serão penalizadas com multa diária de 100 UPFs/PR (unidades padrão fiscal do Estado do Paraná), o equivalente hoje a R$ 10.480,00."É uma forma de possibilitar que a população fiscalize o cumprimento das obrigações contratuais e o andamento das obras?, explica o deputado Anibelli Neto, autor da lei.
E tem mais!
E já que é para moralizar a questão do pedágio, é de se levar em consideração também uma ideia apresentada hoje pelo deputado Luiz Claudio Romanelli. Ele defende que as atuais concessionárias sejam impedidas de participar da nova licitação caso não entreguem as obras previstas nos contratos assinados há quase 22 anos.
Caso de polícia
O vereador Jorge Bocasanta esteve hoje cedo na 15ª SDP, sentou-se em frente ao escrivão Reinaldo Bernardin de Andrade e fez um BO (Boletim de Ocorrência) contra o Hospital Universitário de Cascavel. O motivo é o descumprimento do compromisso firmado pela direção de manter o pronto-socorro com as portas abertas.
Sabe do que fala
E não adianta agora os diretores repetirem as mesmas desculpas de outrora para enganar a população, pois Bocasanta fala com o devido conhecimento de causa, até por ser médico. "Equipes do Samu e do Siate estão encaminhando as pessoas graves para as Upas", denunciou o vereador, lembrando que essas unidades não dispõem do mesmo aparato do HU para atender esses pacientes.
Debandada
Em uma reunião que não durou mais que 10 minutos, o empresário e ex-vereador Nelsinho Padovani dissolveu na manhã desta sexta-feira o diretório municipal do Patriota em Cascavel, que na semana passada foi entregue pela direção nacional ao deputado federal Evandro Roman. Ele e seu grupo estão se mudança para o PTB.
Projeto pessoal
A decisão de Nelsinho está diretamente relacionada a um projeto político pessoal, já que pretende disputar a sucessão de Leonaldo Paranhos no ano que vem e a candidatura pelo Patriota foi garantida pelo partido para atrair Roman, que estava do PSD.
* Pílulas
* O vereador Rafael Brugnerotto retornou com uma boa notícia de Curitiba, onde esteve nesta semana acompanhando o prefeito Leonaldo Paranhos. * Segundo ele, Estado e Município firmarão no próximo dia 20 um convênio destinado à instalação de mais dois restaurantes populares na cidade, um do Bairro Santa Cruz e outro no Cascavel Velho. * A Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Vereadores deu parecer contrário ao projeto do vereador Paulo Porto para resgatar a figura do cobrador no transporte coletivo de Cascavel. * Fez bem, pois a bilhetagem eletrônica implantada na cidade deu tão certo que já serviu de modelo até para gestão de Rafael Greca em Curitiba. * Determinada a recuperar sua imagem, profundamente atingida pela famosa Operação Pecúlio, a Câmara de Foz do Iguaçu poderá implantar quatro CPIs de uma tacada só. * A mais importante delas pretende investigar o contrato do transporte coletivo da cidade, colocado sob suspeita já na época da assinatura, em 2010. * O ex-vice-prefeito Ascânio Butzge está de volta à vida pública de Toledo, mesmo que por um curto período. * Ele acaba de tomar posse como vereador em substituição ao veterano Leoclides Bisognin, que pediu licença da Câmara até início de outubro para tratar de assuntos particulares. * O ex-deputado federal Índio da Costa, do Rio de Janeiro, foi preso hoje pela Polícia Federal, acusado de integrar a organização criminosa que atuava nos Correios. * Detalhe: ex-candidato a vice-presidente da República na chapa de José Serra, ele foi o relator do projeto que levou à criação da Lei da Ficha Limpa.