Se desagradou, é bom
Pelo simples fato de ter mandado Roberto Requião para casa, Oriovisto Guimarães já foi muito celebrado pelos paranaenses. E deveria ser ainda mais pela iniciativa de protocolar projeto no Senado Federal propondo acabar com todos os municípios brasileiros com menos de 5 mil habitantes. Ao contrário disso, no entanto, está sendo duramente atacado pelo presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Darlan Scalco, que ao mesmo tempo em que questionou por que não se acaba com o Senado - o que, cá entre nós, não soa como uma ideia ruim -, por outro classificou a proposta desrespeitosa para com os brasileiros. Desrespeitoso, na verdade, é impor goela abaixo da população o sustento de 5.570 prefeituras e igual número de câmaras municipais transformadas em berços do empreguismo com estabilidade ao longo dos tempos e cuja retribuição ao já espoliado contribuinte é inversamente proporcional ao seu custo. O presidente da AMP deveria repensar suas críticas e ouvir a população, que está farta desse corporativismo político bancado com o suado e sagrado dinheiro público.
Estudo do TCE
Talvez Darlan Scalco não saiba que o projeto de Oriovisto Guimarães está fundamentado em estudos técnicos comprovando que a população seria muito melhor assistida pelos serviços públicos básicos com uma máquina pública mais enxuta. Para ficar em apenas um, lembremos do realizado pelo Tribunal de Contas do Paraná em 2017, que concluiu pela necessidade de acabar justamente com os municípios abaixo de 5 mil habitantes - hoje uma centena apenas no Estado.
Inviabilidade
Muitos dos municípios que, atualmente, têm nas transferências federais a maior parte ou a totalidade de suas receitas, por não terem condições econômicas próprias de se sustentar, foram criados ao longo da década de 1990 no Paraná."Essa viabilidade não existe mais?, pontuou à época da apresentação desse estudo o conselheiro Ivan Bonilha, ressaltando que"a realidade hoje é de enxugamento de despesas, de redução da máquina, para a aplicação dos recursos nas áreas que são mais necessárias ao cidadão, como saúde, educação, segurança".
Samu mais forte
O brilhante trabalho do Consamu, que atende 43 municípios do Oeste paranaense, ficará ainda mais fortalecido a partir desta quarta-feira (5), quando a frota do consórcio incorporará mais 31 ambulâncias. São 29 veículos repassados pela União e outros dois pelo Estado, que serão entregues em solenidade marcada para as 9h50, na sede da Amop.
Privatização do PNI
O Parque Nacional do Iguaçu figura na lista de unidades de conservação do Programa Nacional de Desestatização e cuja gestão deverá ser transferida à iniciativa privada. Já tem até a aprovação do conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, que objetiva ampliar as oportunidades de investimento e criação de empregos com base em normas rígidas de preservação do meio ambiente.
Falta só a sanção
Agora só está faltando a assinatura do governador Ratinho Junior para que a Cascavel de Ouro, a mais tradicional prova automobilística do País, figure no calendário oficial de eventos turísticos do Paraná. O projeto do deputado cascavelense Marcio Pacheco nesse sentido foi aprovado ontem em redação final pela Assembleia Legislativa.
Mulheres unidas
"Seria um retrocesso aprovar uma proposta que extingue a cota de candidaturas de mulheres", sentencia documento assinado pelas deputadas estaduais paranaenses Cristina Silvestri, Luciana Rafagnin, Cantora Mara Lima e Mabel Canto, no qual elas se posicionam contra projetos que tramitam no Congresso Nacional. "Nós vivemos em um momento em que é necessária a criação de leis que impulsionem a participação de mulheres na política e não o contrário", ressaltam elas.
* Pílulas
* O Orçamento da Prefeitura de Cascavel para 2020 será discutido detalhadamente com a comunidade antes de ser encaminhado para votação da Câmara. * Oito debates estão programados para este mês: dia 10 no Bairro Maria Luíza, dia 11 no Turisparque, dia 12 no Coqueiral, dia 13 no Brasília, dia 16 na Região do Lago, dia 17 em Juvinópolis, dia 18 em Sede Alvorada e dia 19 no Reassentamento São Francisco. * Direção defensiva, legislação de trânsito, educação no trânsito e até mecânica básica estão sendo abordados em um curso hoje e amanhã, na Câmara de Cascavel. * Destinado a vereadores, servidores e à comunidade em geral, o curso é mais uma iniciativa da Escola do Legislativo. * O governador Ratinho Junior autorizou hoje concursos para contratação de 2 mil policiais militares e 400 bombeiros. * Além disso, o Estado vai selecionar 50 delegados, 300 investigadores e 50 papiloscopistas para a Polícia Civil e 238 agentes para o Departamento Penitenciário. * Jair Bolsonaro aproveitará este domingo (8) para fazer mais um procedimento reparatório da cirurgia a que teve que se submeter após o atentado durante a campanha eleitoral.