Roman alça voo próprio
Todos sabem que Evandro Roman ingressou na vida pública - primeiro como secretário estadual e depois como deputado federal - pelas mãos de Eduardo Sciarra. E o próprio deputado não cansa de reconhecer isso sempre que pode ou se faz necessário. Mas, por força do dinamismo da política, chegou o momento de cria e criador ficarem em campos separados. Uma das maiores expressões do PSD paranaense, Sciarra segue no partido que fundou em 2011 no Paraná a pedido do então governador de São Paulo, Gilberto Kassab. E como o PSD continuará alinhado a Leonaldo Paranhos, não restou outra saída a Roman que não buscar um novo partido para viabilizar sua candidatura a prefeito nas eleições de 2020. Isso explica a decisão de migrar para o Patriota, partido de linha moderada que irá comandar não só em Cascavel, mas no Paraná inteiro. A mudança já estava definida há mais de um mês, mas só foi oficializada no último fim de semana, depois de uma longa conversa mantida por Roman com o governador Ratinho Junior.
Reduto forte
Em seu novo projeto, Roman - que ontem conversou demoradamente com Juarez Berté e hoje com Marcos Vinicius Pires de Souza, outros dois pré-candidatos - trabalha com duas possibilidades: a primeira e mais desafiadora é virar prefeito, para o que terá de suplantar não só Paranhos, mas também Marcio Pacheco e muito provavelmente Edgar Bueno, dentre outros. E a segunda, e mais exequível, é formar uma base eleitoral sólida e ampla para uma eventual nova candidatura a deputado federal em 2022.
Mesma chapa
É mais do que provável, é quase certo que Leonaldo Paranhos irá disputar a reeleição tendo Jorge Lange novamente como candidato a vice. Isso já vem sendo entabulado nos bastidores e certamente terá o aval de Ratinho Junior por conta do projeto de 2022, quando o atual prefeito de Cascavel poderá ser guindado à condição de candidato a vice-governador ou até mesmo a senador, não sem antes efetivar Lange no comando da Prefeitura.
Mais voos
Sete, neste caso, não é conta de mentiroso, mas o número real de voos disponíveis a partir de hoje no Aeroporto de Cascavel. Depois de 120 dias fazendo apenas dois voos, o que ocorre habitualmente durante o inverno, a Azul Linhas Aéreas voltou a operar com quatro voos. Agora são dois pela manhã, três à tarde e outros dois à noite, com destino a Curitiba, Guarulhos e Campinas.
Canetaço
Quem está apostando suas fichas em um rompimento de Jair Bolsonaro com Sérgio Moro tem tudo para perder. Foi o que deu a entender nesta segunda-feira o presidente da República ao adiantar que irá vetar nove dos dez pontos sugeridos pelo ministro da Justiça e Segurança Pública no projeto da Lei de Abuso de Autoridade. O prazo para tanto vai até quinta-feira.
Desserviço
A Folha de S. Paulo parece mesmo colocar suas causas acima das causas do País. É o que depreende da publicação, ontem, de pesquisa Datafolha indicando que 75% dos brasileiros consideram legítimo o interesse internacional na Amazônia. Qualquer cidadão minimamente entendido do assunto sabe esse interesse está muito mais atrelado às riquezas que lá existem do que na preservação da floresta.
*Pílulas
* O TRE do Paraná negou o pedido de cassação do deputado estadual Boca Aberta Junior no processo em que ele é acusado de caixa 2 na campanha do ano passado. Com isso, está descartada a possibilidade de o cascavelense Adelino Ribeiro retonar agora à Assembleia Legislativa. * Além de dar o aval para o Município pagar pouco mais de R$ 8,5 mil mensais de aluguel ao IPMC para manter a Cohavel no endereço atual, a Câmara de Cascavel só aprovou hoje a outorga do título de Honra ao Mérito ao policial militar Arsênio Rodrigues Filho. * O projeto alterando a lei que dispõe sobre a política municipal de direitos da criança e do adolescente saiu de pauta por um pedido de vistas do vereador Celso Dal Molin, e o que disciplina a implantação de geladeiras comunitárias foi adiado por cinco sessões a pedido do próprio autor, vereador Rafael Brugnerotto. * A economia cascavelense será impulsionada nesta semana pela presença de mais de mil pessoas que estão chegando hoje de várias partes do País para os Jogos Escolares Brasileiros, que irão de amanhã até sexta-feira. * Guilherme Cunha Pereira, presidente do Grupo Paranaense de Comunicação, será o convidado da reunião de quinta-feira da Acic. Ele virá de Curitiba para falar sobre o tema"Que comunicação fazer nos dias de hoje?"* O PSDB de Minas Gerais perdeu a vergonha de vez. Ou tem outra explicação para o pedido de afastamento dos presidentes da sigla na capital e no Estado de São Paulo por estarem se mobilizando pela expulsão de Aécio Neves?