Jogos Escolares reúnem em Cascavel mais de mil atletas
Cascavel recebe de nesta semana a primeira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude 2019, uma promoção do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) com apoio do Município. Além das disputas emocionantes que ocorrerão em vários pontos da cidade, a novidade na edição deste ano é a inserção no ambiente escolar da temática olímpica por meio do Programa Transforma. Para a cidade, a competição representa uma grande movimentação nos setores de hotelaria, alimentos e serviços, com a chegada de aproximadamente mil atletas.
Serão quatro dias intensos de competições (de terça a sexta), que classificarão para a etapa nacional duas equipes de cada uma das quatro modalidades coletivas - basquete, futsal, handebol e vôlei - e reunirão mais de mil atletas de sete Estados das regiões Sul e Sudeste do País, além de Goiás e Mato Grosso do Sul. A etapa nacional será realizada de 16 a 30 de novembro, em Blumenau (SC).
Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugato (futsal), no Centro de Iniciação Esportiva Alice Martelli (futsal), na Unopar (basquete), no Instituto Federal do Paraná (basquete) e no Centro Universitário FAG para as modalidades de voleibol e handebol.
SOBRE OS JOGOS
Essa competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Etiene Medeiros (natação), Rosângela Santos (atletismo), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares.
Nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, 59 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.