15ª SDP, um retrato do descaso
As comissões de Direitos Humanos e de Direito Criminal da OAB-Cascavel encaminham ofício nesta sexta-feira (30) à Secretaria de Estado da Segurança Pública cobrando a fixação de um prazo (curto, de preferência) para o fechamento definitivo do cadeião da 15ª SDP, agora cedido ao Depen (Departamento Penitenciário) e um verdadeiro barril de pólvora há décadas pronto para explodir no centro da cidade de Cascavel. Mais do que uma ação pertinente e extraída do plano de metas que levou a chapa encabeçada pelo conceituado advogado Jurandir Parzianello a uma vitória histórica da oposição na disputa pelo comando da Ordem, essa iniciativa reaviva uma discussão nada recente e que retrata o descaso com que o Governo do Paraná tem tratado a quinta maior cidade do Estado no que se refere a este assunto. A cena de Beto Richa pilotando uma enorme máquina na véspera do Natal de 2016 para dar início simbólico à demolição do prédio é a lembrança mais presente na mente dos cascavelenses sobre esse tema, mas vale lembrar que o agora ex-governador ainda era criança quando essa bandeira foi levantada. Tomara o novo governo se sensibilize, ao contrário dos anteriores, e resolva logo o problema. E não precisa muito para tanto: basta economizar apenas uma pequena fração do investimento milionário em publicidade para atender a fatia subserviente da imprensa, por exemplo.
Céu de brigadeiro
A desculpa dos críticos que alegavam inexistência de demanda que justificasse novos e pesados investimentos no atual Aeroporto de Cascavel caiu por terra logo no primeiro mês dos voos com aeronaves maiores. Do último dia 1º até ontem foram registrados 25.450 embarques e desembarques, superando o recorde anterior, que era de outubro de 2014: 25.041. E o número deve chegar a 27 mil até amanhã, quando fecha o mês.
Comemoração
"Estamos resgatando a autoestima dos cascavelenses e de quem passa por aqui, por isso devemos não somente continuar sendo ágeis e eficientes, mas também parar para comemorar", declarou o prefeito Leonaldo Paranhos, aproveitando para agradecer o esforço das companhias aéreas Azul e GOL por acreditarem no potencial da cidade mesmo antes da conclusão dos investimentos no Aeroporto - que, vale lembrar, estão foram iniciados ainda na gestão Edgar Bueno.
Bê-á-bá político
O presidente Alécio Espínola está se empenhando pessoalmente no cumprimento da promessa de fazer a Câmara contribuir de forma efetiva para uma maior politização da sociedade cascavelense. Na quarta-feira (26), por exemplo, ele esteve ministrando palestra a alunos do Ensino Médico do Colégio Estadual Jardim Santa Cruz. Eventos desse tipo têm sido frequentes, sempre com a participação de pelo menos um dos vereadores.
Infidelidade
O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli representa o Paraná na reunião do diretório nacional do PSB, que acontece hoje e amanhã, em Brasília. Um dos temas da pauta é o julgamento dos processos disciplinares relativos aos 10 deputados federais que contrariaram a orientação do partido e votaram favoravelmente à reforma da Previdência.
Projeto 2020
No Paraná, o PSB tem dois federais (Luciano Ducci e Aliel Machado), cinco estaduais (Alexandre Curi, Artagão Junior, Jonas Guimarães, Tiago Amaral e o próprio Romanelli), 17 prefeitos, 15 vice-prefeitos e 183 vereadores. A intenção do partido é sair das urnas ainda mais fortalecido no ano que vem, quando devem ser lançadas candidaturas majoritárias nas 50 maiores cidades do Estado.
Alep em destaque
A Assembleia Legislativa do Paraná acaba de alcançar uma posição de destaque além das fronteiras do Estado. Sua diretoria de Comunicação, Kátia Chagas, integra a chapa eleita nesta semana para comandar a Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas) no próximo biênio. "É uma honra fazer parte da diretoria num momento em que a Assembleia Legislativa do Paraná também começará a integrar a rede legislativa com um canal de televisão próprio que será cedido pelo Senado Federal", comemorou Kátia.
* Pílulas
* O prédio onde funciona a sede administrativa da Cohavel vai render R$ 8.525 mensais de aluguel aos cofres do IPMC, conforme prevê projeto a ser votado na segunda-feira pela Câmara. * É que ele foi cedido pelo Município para amortizar parte da divida com o Instituto de Previdência dos servidores cascavelenses. * Também na segunda, a Câmara vota projeto do vereador Rafael Brugnerotto que disciplina a instalação de geladeiras comunitárias em Cascavel. * Uma carreata neste sábado (31), às 13h30, marcará o lançamento da campanha Natal Premiado da Acic, que será desenvolvida pela 11ª vez nos bairros da região Norte de Cascavel e terá até um carro novinho em folha entre os prêmios. * Com sete votos favoráveis e dois contrários, além de três nulos e um em branco, a Câmara de Marechal Cândido Rondon rejeitou a cassação do vereador Nilson Hachmann. * Como ainda responde a processo na Justiça sob acusação de prestar serviços ao Município com empresas em nome de laranjas, no entanto, Hachmann ainda não poderá reassumir o mandato. * Está chegando ao fim hoje o cadastramento biométrico dos eleitores de mais 40 municípios paranaenses. * E quase metade deles são do Oeste: Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Diamante D?Oeste, Entre Rios, Formosa, Ibema, Iracema, Jesuítas, Maripá, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Palotina, Santa Helena, Santa Lúcia e Três Barras.