Agricultura familiar é mais um setor a apoiar os caminhoneiros
Mesmo reconhecendo os transtornos causados, a Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná) decidiu manifestar integral apoio ao movimento dos caminhoneiros por entender que "ele seja em benefício da sociedade".
Para ela, o ato dos caminhoneiros é absolutamente legítimo diante de um cenário cada vez mais abusivo no que diz respeito aos valores cobrados nas bombas. "Os agricultores são diretamente atingidos pelos aumentos recorrentes. Afinal, temos os maquinários que dependem do insumo e a sua alta mexe diretamente no aumento do custo de produção agrícola, que já é grande", afirma o vice-presidente Marcos Brambilla.
De acordo com ele, o combustível, principalmente o diesel, é essencial para a agricultura. "Nenhum agricultor consegue colocar qualquer produto em sua lavoura sem ele. Além disso, temos também a colheita e o transporte. Ou seja, tudo está diretamente ligado ao resultado do nosso trabalho, que é o alimento que a gente produz", ressalta.