O preço do relaxo
Desmerecer a classe política, em boa medida com razão, há muito é uma espécie de esporte preferido da sociedade brasileira. Mas não seria assim se cada cidadão tivesse o hábito de usar uma espécie de espelho com o qual pudesse visualizar seus próprios defeitos antes de usar o dedo para apontar os defeitos alheios. Uma demonstração clara dessa falta de autocrítica, mesclada com total desrespeito à natureza, pode ser tirada do trabalho desenvolvido no último fim de semana por servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cascavel. Aproveitando o baixo nível da água provocado pela já preocupante estiagem que castiga a cidade, bem como pela abertura parcial da comporta para garantir o abastecimento de água à população, eles fizeram um mutirão para limpar apenas parte do Lago Municipal e recolheram em torno de meia tonelada de lixo descartado pelos sujismundos, incluindo materiais plásticos, restos de pneus e até peças de automóveis. Vale ressaltar que esse trabalho terá o seu preço acrescido na folha salarial do mês, e será pago com o sagrado dinheiro dos contribuintes.
Fundo da Mulher
A Câmara de Cascavel aprovou por unanimidade na sessão desta segunda-feira, em primeira votação, a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, uma solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher referendada pela OAB. O órgão terá por finalidade fomentar captação, repasse e aplicação de recursos destinados a propiciar suporte para a implantação, manutenção e desenvolvimento de ações em defesa das mulheres.
Conselho enxuto
O mesmo projeto reduz de 40 para 20 o número de membros titulares do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, colegiado permanente encarregado de propor, deliberar e fiscalizar a política municipal voltada para elas. Dez cadeiras serão ocupadas por representantes do poder público e as outras dez por representantes da sociedade civil organizada.
Novo presídio
Logo após a reunião ordinária desta terça-feira (27), marcada para as 14h, a Câmara realizará uma sessão extraordinária para votar a doação de um terreno de 48 mil metros quadrados, na saída para Corbélia. A área foi escolhida para abrigar uma penitenciária nos moldes propostos pela Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) e com 280 vagas, uma bandeira liderada pela juíza Cláudia Spinassi.
Escuridão
Apesar dos sucessivos mutirões para troca de lâmpadas realizados desde abril deste ano, não está fácil transitar à noite por determinadas ruas de Cascavel. Por conta disso, o secretário municipal de Obras, Adelino Ribeiro, está sendo convocado a comparecer dia 2 de setembro à Câmara para prestar esclarecimentos à Comissão de Segurança Pública e Trânsito.
Agora é de graça
Leonaldo Paranhos revogou decreto de 2015 e suspendeu a cobrança de taxa de inscrição para os cascavelenses que queiram participar das atividades oferecidas nas piscinas e academias de musculação mantidas pela Prefeitura."Havia muitos pedidos de isenção e, como eram mensalidades absorvíveis, o prefeito e eu conversamos, vimos o impacto disso e optamos pela isenção?, explicou o secretário Ricardo Bulgarelli.
Lista definida
Uma mulher poderá vir a integrar o quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná. Trata-se de Priscilla Placha Sá, indicada nesta segunda-feira juntamente com os também advogados Alexandre Hellender de Quadros e Sandro Marcelo Kozikoski para compor a lista tríplice a ser apresentada ao governador Ratinho Junior.
* Pílulas
* A Câmara de Cascavel aprovou hoje projetos de Rafael Brugnerotto declarando o Instituto Beneficente Luz e Esperança como entidade de utilidade pública e de Serginho Ribeiro inserindo o McDia Feliz no calendário oficial de eventos do município. * A sessão foi realizada pela manhã e teve como principal novidade a estreia do suplente Professor Adenilson, convocado para cobrir a licença de dois meses do vereador Policial Madril. * A julgar pelo resultado da pesquisa CNT/MDA divulgada hoje, Jair Bolsonaro vai contra a vontade de mais de sete em cada dez brasileiros ao insistir na indicação de um dos filhos para a Embaixada do Brasil em Washington. * Segundo o levantamento, que ouviu 2.002 brasileiros, 72,7% são contrários e apenas 21,8% são favoráveis à escolha do deputado Eduardo Bolsonaro para essa importante função. * Por decisão do juiz paranaense Nivaldo Brunoni, o Conselho Nacional do Ministério Público não deverá mais julgar nesta semana o procedimento administrativo contra Deltan Dallagnol. * O magistrado mandou que o processo seja retirado da pauta de amanhã diante da alegação da defesa do chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba de que não foi notificada para elaboração da defesa do procurador.