Cooperativas do Oeste se agigantam cada dia mais
Quase todas as cooperativas do Oeste paranaense listadas entre as mil maiores empresas do País pelo jornal Valor Econômico ascenderam na classificação do ranking deste ano, com destaque para a Primato, de Toledo, que subiu nada menos que 80 posições e aparece em agora no 804º lugar. Em sua 19ª edição, o Valor 1000, uma parceria da Serasa Experian com a Fundação Getúlio Vargas, conta com 49 cooperativas do País inteiro.
De acordo com os organizadores, o número de balanços analisados neste ano cresceu 23,5% em relação ao ano passado (de 1.200 para 1.482). Para se chegar às mil maiores, as empresas foram classificadas a partir de oito indicadores contábeis e financeiros: receita líquida, margem Ebitda, giro do ativo, margem de atividade, rentabilidade, cobertura de juros, liquidez corrente e crescimento sustentável. O de maior peso é a receita líquida, seguido da margem Ebitda e da rentabilidade do patrimônio.
MAIORES DO SUL
Na lista das 50 maiores empresas do Sul do País há 14 cooperativas, entre as quais as cinco do Oeste paranaense: C.Vale, de Palotina (10º); Lar, de Medianeira (14º); Copacol, de Cafelândia (30º); Frimesa, também de Medianeira (44º), e Coopavel, de Cascavel (45º).
No ranking nacional, a C. Vale aparece agora em 82º lugar, a Lar em 100º, a Copacol em 191º, a Frimesa em 263º, a Coopavel em 265º e a Coopagril, de Marechal Cândido Rondon, em 373º. Já a gigante Coamo, de Campo Mourão, maior cooperativa do Brasil, aparece na 50ª posição entre as maiores empresas do Brasil. (Foto: Divulgação C.Vale)