Coamo ganha prêmio Valor 1000 pela 9ª vez
A Coamo, cooperativa com sede em Campo Mourão com praticamente meio século de existência, foi eleita campeã na categoria Agropecuária do prêmio Valor 1000, que reconhece 25 empresas brasileiras que se destacaram em seus setores no ano passado. Na 19ª edição do prêmio, essa é a 9ª vez que a cooperativa paranaense conquista o reconhecimento. As informações são da Gazeta do Povo.
O anúncio dos vencedores foi realizado na noite de terça-feira (20) em São Paulo, em evento que contou com a presença de autoridades como o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e do ministro da Fazenda, Paulo Guedes. Outra empresa do Paraná, a Berneck, do setor madeireiro, conquistou o primeiro lugar na categoria Materiais de Construção e de Decoração.
Fundada em 1970, a Coamo tem na soja sua principal fonte de renda. Em 2018, em meio ao aumento nacional de produção do grão, o bom preço da commodity e o câmbio favorável à exportação, a cooperativa registrou um faturamento de R$ 14,8 bilhões, 34% acima do realizado em 2017. Foi o maior avanço da história da empresa.
Além de a colheita de soja ter crescido na safra de 2018, os volumes movimentados pela Coamo também aumentaram graças a uma estratégia de proteção às oscilações de preços que os associados adotam. Em 2017, eles seguraram parte da colheita de olho na tendência de alta de preços com a quebra da safra argentina. Foram 46 milhões de sacas de 60 quilos, que ajudaram a turbinar o faturamento do grupo no ano seguinte.
Com 119 unidades localizadas em 71 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, a cooperativa recebe a produção de mais de 28 mil associados, que, por sua vez, dividem as chamadas ?sobras?, uma espécie de dividendos, repassados anualmente em duas parcelas. Além disso, emprega diretamente 7.838 funcionários efetivos.
A cooperativa liderou as exportações paranaenses em 2018, com o recorde de 4,6 milhões de toneladas de produtos, que representaram um faturamento de US$ 1,8 bilhão, o maior de sua história. (Foto: Divulgação)