Uma justa homenagem
O Alerta Paraná, que tem sido de certa forma implacável com a banalização das homenagens prestadas pela Câmara de Cascavel, dá as mãos à palmatória por conta da que foi prestada na manhã desta sexta-feira (16). A entrega do título de Cidadão Honorário a Jadir de Mattos é uma das mais justas prestadas ao longo de toda a história do Município. Natural de Dourados (MS), mas cascavelense por opção há mais de meio século, Jadir é uma das figuras mais honradas e queridas da cidade. Ex-vereador e ex-vice-prefeito, passou incólume pela vida pública, mas se destacou mesmo como médico, profissão que sempre usou para prestar um relevante trabalho profissional e social. Mesmo aos 81 anos, ele continua fazendo política como presidente municipal do partido Avante e na Câmara está representado pela esposa Nadir Lovera, que tomou posse em abril deste ano no lugar do vereador cassado Damasceno Júnior.
Atraso de 10 anos
A homenagem a Jadir de Mattos foi prestada somente agora, mas proposta e aprovada ainda em 1999 pelos então vereadores Adelino Ribeiro, Aderbal de Mello, Agenor Polles, Alcebíades Pereira da Silva, Algacir Portes, Atair Gomes da Silva, Jovani Donizete da Silva, Leonaldo Paranhos, Leonilda Quadri Risso, Leonir Argente, Miguel Porfírio, Misael Pereira de Almeida, Oracildes Tavares, Sebastião Dumond de Freitas e Severino Folador. Jovani, Leonir e Atair compareceram para fazer a entrega junto com o atual presidente da Câmara, Alécio Espínola.
Reconhecimento
A solenidade também teve a participação de seu ex-assessor jurídico na Câmara e atual presidente da OAB cascavelense, que não poupou elogios ao homenageado. "É uma reserva moral que temos. Seu comportamento ético e humanista, focado sempre no interesse público, o torna referência para Cascavel e para o Paraná", destacou Jurandir Parzianello.
Gratidão
"Sou grato à cidade que me acolheu, Cascavel. Aqui cheguei em 20 de dezembro de 1966, vindo de Curitiba, cidade onde me formei. Em Cascavel criei raízes, constituí família e exerci minha profissão com dignidade. Por isso, a todos os 320 mil cascavelenses, a minha eterna gratidão pela concessão deste título", afirmou Jadir em seu discurso.
Ciência inexata
Na política, a matemática está distante de ser uma ciência exata a julgar pelos números apurados por duas pesquisas sobre a sucessão municipal em Cascavel feitas pelo Vox Data. Na metade do mês passado Leonaldo Paranhos apareceu com 36% das intenções de voto, Marcio Pacheco com 24%, Edgar Bueno com 17%, Evandro Roman com 5%, Marcos Vinícius com 2%, Coronel Lee, Paulo Porto e Gugu Bueno com 1%. Hoje, passado um mês, o mesmo instituto mostrou Paranhos com 46%, Pacheco com 22%, Edgar com 12%, Lee com 4%, Roman, Gugu e Porto com 1%. Os índices de alguns nomes mudaram radicalmente.
* Pílulas
* A Câmara vota na segunda-feira pedido de autorização para que a Prefeitura de Cascavel contraia um empréstimo de R$ 22 milhões junto à Fomento Paraná S/A. * R$ 15 milhões serão aplicados em obras de pavimentação e o restante na compra de novos equipamentos para o Aeroporto Municipal e na construção de um ginásio de esportes no distrito de Juvinópolis. * O prefeito Leonaldo Paranhos foi parar hoje à tarde na 15ª SDP. Mas alto lá: foi apenas conferir a quantas anda o trabalho de transferência de mais de 2 mil veículos apreendidos desse local para o pátio da Ferroeste. * O PSL de Jair Bolsonaro inicia neste sábado uma campanha com a meta de elevar dos atuais 271 mil para 1 milhão o número de filiados em todo o Brasil. * No Paraná, onde há 18 mil filiados segundo o TRE, o lançamento da campanha coincidirá com a apresentação da pré-candidatura do deputado estadual Fernando Francischini à Prefeitura de Curitiba. * Os promotores públicos de Cascavel marcaram para segunda-feira, em frente ao Fórum, um protesto contra a Lei de Abuso de Autoridade aprovada pelo Congresso Nacional.