Seminário debate formas para humanizar ainda mais a escola
O 7° Seminário dos Conselhos Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel foi aberto na manhã desta quarta-feira, no Teatro Municipal Sefrin Filho, e tem ainda uma extensa programação a ser cumprida. As atividades seguem agora à tarde e à noite e vão se encerrar apenas amanhã, também no período noturno.
Nele está sendo debatido com grandes nomes o tema "A participação e o direito à educação com foco no papel do Conselho Escolar", que tem a participação da coletividade e "busca fazer a escola um lugar onde as crianças realmente possam se sentir bem e ser formadas como seres humanos melhores", conforme destacou na abertura o vice-prefeito Jorge Lange.
"Um País que investe menos de 6% do PIB dificilmente avança em Educação, mas em nossa administração, temos feito um esforço gigante, e uma das principais causas é a Educação e o prefeito tem se dedicado pessoalmente a esta meta, tocando mais de 17 obras atualmente no setor, e garantido pelo menos mais cinco supercreches", detalhou Lange.
De acordo com a secretária de Educação, Marcia Baldini, o evento também está servindo para comemorar "os avanços dos nossos conselhos, pois desde 2012 temos avançado, quando conseguimos implementar os conselhos nas escolas e, na sequência, nos Cmeis". O Conselho Escolar, segundo ela, é fundamental para garantir a gestão democrática, um princípio amparado pela legislação e que pressupõe a participação efetiva dos segmentos da comunidade escolar. "Só assim podemos garantir a função social da escola", ressaltou.
A principal palestra da manhã foi ministrada pelo promotor público Luciano Machado, que falou a uma plateia com cerca de 300 pessoas de Cascavel e região. (Foto: Secom)