O melhor amigo do homem
Em 1991, Antônio Rogério Magri, então ministro do Trabalho do Governo Collor de Melo, cunhou uma das mais pitorescas frases da história política brasileira."Cachorro também é ser humano?, disse ele ao justificar o passeio do cãozinho da família em um carro oficial. O fato meio que se repetiu na semana passada, quando um veículo com emblema oficial foi flagrado levando o Poodle do senador gaúcho Luis Carlos Heinze a uma clínica veterinária de Brasília. Tais fatos, que ilustram muito bem o desvelo com que determinados políticos fazem uso da estrutura pública, em nada diminuem a importância de uma iniciativa em curso na Assembleia Legislativa do Paraná, aonde vem de ser protocolada proposta de criação de uma Frente Parlamentar para tratar exclusivamente do bem-estar, proteção e defesa dos direitos dos animais. A ideia, muito bem-vinda, é desenvolver estudos e projetos para viabilizar iniciativas que resultem na implantação de uma política pública que dê aos "anjos de quatro patas"um tratamento ao menos parecido com o que eles dão a seus donos. Afinal, está cientificamente comprovado que o animal de estimação não é só o melhor amigo do homem, mas também remédio para males que atormentam os seres humanos, em especial a depressão.
Signatários
A proposta de criação da frente protetora dos quadrúpedes foi apresentada pelo Luiz Fernando Guerra e já obteve o apoio de outros 21 parlamentares, dentre eles Marcio Pacheco, Coronel Lee e Marcel Micheletto, representantes da região Oeste na Assembleia paranaense.
Bem na fita
Dois levantamentos divulgados nesta semana mostram o cascavelense Evandro Roman com uma das atuações mais destacadas na Câmara Federal. O primeiro, do Congresso em Foco, revela que ele só teve uma falta não justificada nas sessões da Câmara Federal em todo o primeiro semestre, bem abaixo da média. O outro, da Gazeta do Povo, mostra que foi o segundo paranaense mais atuante pela aprovação da reforma da Previdência, atrás apenas de Paulo Martins.
Apoio total
Ainda com relação à reforma da Previdência, concluída na madrugada de ontem na Câmara, todos os deputados do Oeste figuram entre os 24 do Paraná que aprovaram o texto nos dois turnos. Hermes Parcianello, Evandro Roman, José Carlos Schiavinato, Fernando Giacobo e Vermelho se posicionaram favoravelmente à proposta do Governo Bolsonaro, que agora será apreciada no Senado.
De pai pra filho
Do deputado estadual Marcel Micheletto sobre a reabertura da Estrada do Colono:"Essa é uma discussão antiga, que meu saudoso pai Moacir Micheletto já defendia quando era deputado federal e que hoje volta a ganhar força. O projeto que meu pai defendeu e que queremos é a reabertura em formato de estrada-parque, um modelo sustentável, que gere emprego e renda e principalmente respeite a questão ambiental, preservando a fauna e a flora".
Língua afiada...
Em pouco mais de dois anos, Gleisi Hoffmann se transformou de líder emergente da política nacional em investigada da Lava Jato por ter aparecido com o codinome "amante"na famosa planilha da Odebrecht, teve que trocar o Senado pela Câmara para não ficar sem mandato e viu ruir seu casamento com ex-ministro Paulo Bernardo, outro réu da operação que desmantelou o maior esquema de corrupção da história do País.
...e conversa fiada
Não há, convenhamos, um jeito de tirar de letra tantos reveses em tão pouco tempo. Talvez isso explique o fato da agora deputada paranaense e presidente nacional do PT ter chamado Jair Bolsonaro de"bandido"em entrevista postada hoje na Universa, plataforma feminina do portal UOL. Já sobre Adélio Bispo de Oliveira, que tentou matar o presidente com uma facada, Gleisi não disse nadica de nada.
* Pílulas
* Uma falha técnica foi a justificativa de Romulo Quintino para a retirada de última hora da pauta da Câmara da proposta de sua autoria prestando homenagem a Sérgio Moro. * É que, segundo o vereador cascavelense, o texto propunha uma Moção de Apoio e Aplausos ao ministro, quando deveria propor um Voto de Louvor e Congratulações. Coisa do Regimento Interno. * A passagem dos 165º aniversário da Polícia Militar do Paraná não passou em brancas nuvens em Cascavel. * Um ato comemorativo à data reuniu comandantes e policiais de toda a região nesta sexta-feira (9) na sede do 6º BPM, um dos principais Batalhões do Estado. * Por falar em homenagem, é o que a Assembleia Legislativa do Paraná prestará na próxima segunda-feira à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. * Nascida em Paranaguá, ela receberá o título de Cidadã Benemérita do Estado por proposição do deputado Fernando Francischini. * A RPC TV, cuja programação, convenhamos, hoje anda muito parecida com o antigo Programa Cadeia (aquele de Luiz Carlos Alborghetti, lembra?), foi solenemente desmentida pelo deputado Ademar Traiano. *"Não é verdade que a Assembleia aprovou apenas 26 projetos até 16 de julho. Foram aprovadas e sancionadas 72 leis neste período?, afirmou o presidente da Alep, ressaltando que a produção real foi nada menos que 369% maior que a noticiada pela principal rede paranaense de televisão.