Fim da turbulência
Felizmente, foi-se o tempo em que deslocar-se de Cascavel para São Paulo, e vice-versa, era uma espécie de parto a fórceps. Leonaldo Paranhos, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Alberto, e o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, retornaram à cidade nesta segunda-feira (5) no voo inaugural da linha Guarulhos-Cascavel com o uso de um Boeing para 188 passageiros."Estamos, de fato, comemorando muito esse momento que é a oportunidade de colocar Cascavel no cenário nacional e mundial?, comemorou o prefeito em postagem nas redes sociais durante o embarque. A partir de agora a Gol usará um 747/300 para fazer dois voos diários entre as duas cidades, um pela manhã e outro à tarde. As partidas de Cascavel serão às 12h05 e às 17h. Vale lembrar que no início de julho a Azul Linhas Aéreas já havia começado a usar um jato Embraer para 118 passageiros em seus dois voos diários entre Cascavel e Campinas.
Adiamento
Ao contrário do que dizia a pauta, o projeto de Jorge Bocasanta autorizando o acesso dos cascavelenses aos medicamentos gratuitos fornecidos pela rede municipal de saúde mesmo que receitados por médicos particulares não foi votado na sessão de hoje. Isso ocorreu porque a Comissão de Saúde deu parecer contrário, que acabou rejeitado por 10 votos a 8. Com isso, a matéria só será votada daqui a sete sessões.
Dose dupla
A Câmara cascavelense volta a se reunir nesta terça-feira (6), mas para duas sessões e não apenas uma. Logo após a reunião ordinária, marcada para as 14h, haverá uma extraordinária convocada para corrigir um erro na redação da lei que instituiu o Refic 2019. O equívoco está no fato de o inciso I do art. 1º dar a entender que os descontos de até 90% oferecidos aos inadimplentes incidem sobre o principal da dívida, e não apenas aos juros e multas.
Cassação
Pelo visto, o mandato de Anice Gazzaoui na Câmara de Foz do Iguaçu será tão curto quanto coice de porco. É que os vereadores Cristian Wu e Jackson Cabañas protocolaram nesta segunda-feira um novo pedido de cassação da colega, que só foi empossada na semana passada porque o processo em que foi cassada desrespeitou o prazo fixado pelo Regimento Interno da Câmara.
PSL pensa grande
O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, tem defendido que o partido lance candidatos a prefeito em todas as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Em Curitiba já está praticamente definido o nome do deputado estadual Fernando Francischini. Já em Cascavel, a única expressão do partido é o deputado estadual Coronel Lee.
* Pílulas
* Conforme esta coluna antecipou, mais duas homenagens foram aprovadas na sessão de hoje da Câmara de Cascavel. * Com isso, os nomes do ex-deputado Tiago de Amorim Novaes e do ex-prefeito Octacílio Mion serão dados a dois bens públicos ainda a serem definidos. * O presidente estadual do PSDB, deputado Paulo Litro, virá em breve a Cascavel para discutir a participação do partido nas eleições do ano que vem. * Ele e os demais integrantes da cúpula tucana querem por que querem um "emplumado"concorrendo à sucessão do prefeito Leonaldo Paranhos. * O vice-prefeito Nilton Bobato começou a semana cumprindo extensa agenda oficial em Brasília. * Está em busca de recursos para novos investimentos na Saúde, área comandada por ele em Foz do Iguaçu. * Quem acompanhou a reunião dos deputados estaduais paranaenses neta segunda-feira pela TV Assembleia teve uma surpresa. * As sessões agora estão sendo traduzidas em Libras, língua de sinais utilizada pelos deficientes auditivos. * Alvo da Lava Jato, o dono do Grupo Petrópolis (leia-se cerveja Itaipava), Walter Faria, se entregou nesta segunda-feira à Polícia Federal de Curitiba.