Aplicativo facilitará a vida de avicultores paranaenses
Sem demora, os avicultores paranaenses terão à mão uma prática e eficiente ferramenta para calcular seus custos de produção. Trata-se de um aplicativo (app) para smartphones (Android e Iphone) em fase de ajustes finais e que será lançado em breve pelo Sistema Faep/Senar-PR.
Com ele, o avicultor poderá obter em detalhes os seus gastos para conduzir a atividade. Para utilizá-lo, bastará inserir os dados solicitados que o sistema fará as contas automaticamente.
Além da calculadora, o aplicativo contará com outras seções contendo informações de interesse de todos os produtores rurais. Uma delas é a previsão do tempo com aspectos relacionados à temperatura, precipitação, índice de radiação ultravioleta, pressão atmosférica e vento, entre outros detalhes fundamentais ao manejo da produção agropecuária.
Entre outras informações, ele também trará os últimos acontecimentos que interferem na vida do produtor rural. O usuário poderá, por exemplo, acompanhar notícias e cotações em tempo real.
O aplicativo foi apresentado durante reunião da Comissão Técnica de Avicultura da Faep, que debateu os diferentes fatores de custo e remuneração dos avicultores paranaenses e reuniu representantes das principais regiões produtoras do Estado.
EXPORTAÇÃO
A reunião também debateu a recente liberação de plantas para exportar para a China e o que isso representa para os produtores paranaenses."Hoje o Brasil tem 64 plantas habilitadas para exportar para a China, sendo 38 de aves, 15 de bovinos, 10 de suínos e uma para produtos com adição de inibidores. Ao todo, 73,4% das habilitações ocorreram a partir de maio de 2019", revelou Mariana Assolari, médica veterinária do Sistema Faep/Senar-PR.
Das oito plantas habilitadas no Paraná, seis estão localizadas na região Oeste: Cafelândia, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Matelândia e Palotina. As outras duas são de Rolândia e Maringá. (Foto: Divulgação Faep)