Os 60 anos da Rádio Colméia
Durou mais de uma hora a sessão solene da Câmara Federal alusiva ao 60º aniversário da Rádio Colméia de Cascavel. Presidida pelo proponente da homenagem, Evandro Roman, a sessão contou com pronunciamentos dos também deputados paranaenses Alfredo Kaefer, Rubens Bueno e Alex Canziani e até de parlamentares de outros estados, além dos homenageados Renato e Ódina Silva e dos radialistas Edson Morais e José Carlos Benjamin. E em reconhecimento à colônia gaúcha que sempre teve na Colméia a sua rádio preferida, também teve um show de José Alexandre, um dos trovadores mais famosos do Rio Grande do Sul.
Mais festa
Em Cascavel também teve festa, sob o comando do diretor José Orildo Pasa. Durante o dia todo personalidades de diferentes áreas passaram na Colméia para saborear um coquetel e se manifestar sobre a inegável contribuição da emissora ao desenvolvimento da região. E pra fechar com chave de ouro, no início da tarde ouvintes puderam saborear o bolo de aniversário.
Casal Gurgacz
Esta terça-feira foi um dia especial também para o casal cascavelense Assis e Nair Gurgacz, mas no Vaticano. "É, sem dúvida, um dos maiores presentes que eu e minha esposa ganhamos, porque hoje completamos 57 anos de casados", comentou Assis em entrevista ao Vatican News ao término da missa alusiva celebrada por ninguém menos que o Papa Francisco.
História
Paulo Hapner, desembargador aposentado do TJ-PR e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, comandou esta tarde a sessão solene comemorativa dos 118 anos da entidade, a mais antiga do Estado. Fundado em maio de 1900 por Romário Martins e outros cidadãos ilustres da época, o IHGPR é o templo da memória paranaense, com mais de 13 mil livros sobre a história do Estado em seu acervo.
Curto-circuito
Paulo de Tarso Abbas, assessor de Alvaro Dias há duas décadas, chegou a ser lançado pré-candidato a governador pelo Podemos de Curitiba, mas o projeto durou pouco. Diante da irritação que o fato gerou no também pré-candidato Osmar Dias, irmão de Alvaro, o partido foi obrigado a voltar atrás.
PFs seletivos
No encontro desta terça-feira, em Brasília, para lançar cerca de 30 representantes da classe como pré-candidatos à Câmara e ao Senado, agentes da Polícia Federal que pretendem disputar as eleições de outubro próximo fecharam questão em torno de um assunto que vai gerar polêmica. Decidiram que nenhum dentre eles será candidato por MDB, PT e PP, por serem os partidos com maior número de representantes envolvidos em casos de corrupção.
Vice de Ratinho
Edson Campagnolo anunciou hoje que vai deixar a presidência da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) para se colocar à disposição para as eleições de outubro. Filiado ao PRB, ele é um nome fortemente cotado para compor a chapa de Ratinho Júnior como candidato a vice-governador.
*Pílulas
* O TSE já oficializou o calendário eleitoral deste ano. As convenções terão que ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. * As candidaturas homologadas precisarão ser registradas até as 19h de 15 de agosto, com a propaganda eleitoral começando no dia seguinte. * Sérgio Prosdócimo, um dos maiores empresários paranaenses num passado não muito distante, faleceu nesta terça-feira, em Curitiba. * Prosdócimo comandou a Refripar, que chegou a dominar o mercado brasileiro de freezers e geladeiras e foi vendida para a Eletrolux. * Agora é oficial: os servidores municipais de Cascavel vão ter mesmo 1,7% de reajuste. * Mas o prefeito Leonaldo Paranhos readequou a folha e melhorou de forma bem generosa o adicional de gratificação pago a algumas dezenas de servidores. * O TJ de Minas Gerais negou hoje o último recurso e determinou a prisão imediata do ex-governador Eduardo Azeredo, condenado a 20 anos de prisão por envolvimento no mensalão tucano. * Já o deputado e ex-governador Paulo Maluf, que está em prisão domiciliar, acaba de ser condenado mais uma vez, agora por falsidade ideológica.