Paranhos anuncia novas ações voltadas ao campo
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, fez importantes anúncios em sua visita no Show Pecuário 2019, onde participou da abertura do VIII Encontro de Produtoras Rurais. Ele lançou a campanha de controle de borrachudos e formigas cortadeiras e entregou 3,5 mil doses de sêmen para produtores de leite do Município. O Show Pecuário, que vai até amanhã (26), é organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná.
Paranhos assinou um decreto que forma um comitê gestor, composto de diversas entidades, para controle dos borrachudos no campo. O projeto piloto será no distrito de Sede Alvorada. O grupo promoverá ações de conscientização da comunidade, levantamento de vazão do rio e limpeza, averiguação da mata ciliar e aplicação do controle biológico na água, local que os borrachudos nascem e se disseminam entre outras. "É uma maneira de melhorar o conforto no campo, já que a população de borrachudos está incomodando bastante a população. É uma melhoria na qualidade de vida das famílias rurais", declarou.
O prefeito também lançou a campanha de conscientização e combate das formigas cortadeiras, praga no meio urbano e rural. Um folder orientativo foi elaborado em parceria por diversas entidades, entre elas o Sindicato Rural de Cascavel, a Emater, a Secretaria de Agricultura de Cascavel, a Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel e a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). O material explica as espécies de formigas e ensina como controlá-las. O folder completo está disponível neste link: http://www.sindicatorural.com/formigas. Segundo o secretário Ney Haveroth, as ações serão intensificadas sempre no mês de julho e farão parte do calendário de trabalhos da Secretaria.
SÊMEN
Mas a principal medida foi a entrega de 3,5 mil doses de sêmen para inseminação artificial de vacas leiteiras das raças holandesa e jersey. Foram contemplados 020 condomínios de produtores, que reúnem cerca de 170 famílias do campo. "Esse programa foi reativado há três anos pela Secretaria Municipal de Agricultura e tem colaborado para melhorar a qualidade genética e melhoria na produtividade de leite dos animais", explicou o veterinário Valmor Passos. (Foto: Divulgação)