Drone, uma ferramenta importante para o campo
Com duas turmas formadas na segunda semana de julho - uma em Cascavel e outra em Londrina -, o curso "Trabalhador na Agricultura de Precisão: Operação de Drones"ultrapassou sua centésima edição. Mas não para por aí: já estão confirmadas novas turmas até setembro, em todas as regiões do Paraná.
Disponibilizada pelo Senar-PR desde o início deste ano, a capacitação ensina produtores e trabalhadores rurais a explorar as potencialidades desses equipamentos, aplicadas à agropecuária. A alta procura revela o interesse do setor, cada vez mais, em aderir às novas tecnologias.
"É um curso que superou as expectativas. Quando ainda estávamos em processo de formatação [da capacitação], imaginávamos que haveria demanda, mas não que seria tanto assim. Teve um mês em que chegamos a formar 27 turmas", aponta o técnico do Neder Corso, responsável pelo curso.
A procura acentuada é mais do que justificada. São inúmeras a aplicação no meio rural dos Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados), como os drones são chamados tecnicamente os drones. Para a agricultura, por exemplo, há câmeras multiespectrais que podem avaliar a saúde das plantas, a partir de um sobrevoo às lavouras. Com isso, o produtor rural pode identificar as doenças da plantação e tratá-las a tempo, evitando prejuízos. (Foto: Divulgação Senar-PR)