Sim, o Brasil está mudando!
Esta breve e despretensiosa análise não tem por objetivo induzir os leitores desta coluna a acreditarem que o Brasil já saiu do inferno antiético em que se meteu, até porque a cada dia que passa se descobre um mar de lama ainda maior. É apenas uma constatação feita por alguém que acompanha a política há décadas e, como todo cidadão de bem, há muito estava farto das farras perpetradas com o sagrado dinheiro público. Na celebração dos 200 primeiros dias do novo governo, o que mais chamou a atenção não foram as medidas anunciadas, mas sim uma breve e emblemática frase de Jair Bolsonaro em seu discurso, bem mais comedido e racional que os do início do mandato."São mais de seis meses sem uma acusação de corrupção?, declarou o presidente. De fato, é isso mesmo. Algumas medidas equivocadas foram anunciadas nesse período, felizmente anuladas logo em seguida, mas há de se reconhecer que não se teve notícia de novos casos de assalto ao erário, que eram rotineiros até o fim do ano passado. Não significa que já tenhamos debelado a corrupção no poder público federal, obviamente, mas serve para demonstrar que a cruzada moralizadora do País, antes circunscrita à Operação Lava Jato, finalmente chegou aos porões do governo central, até bem pouco tempo atrás verdadeiros QGs do crime organizado.
Novo comando
Sem as formalidades de praxe, o policial aposentado Antonio Volnei dos Santos assumiu hoje a direção das Guardas Patrimonial e Municipal de Cascavel. Em seu currículo ele tem não só 30 anos de serviços prestados à Polícia Civil do Paraná, como também uma passagem pelo comando da segurança patrimonial da Itaipu Binacional.
Nova função
Antonio Volnei dos Santos assumiu em substituição ao coronel Avelino Novakoski, que pediu para deixar o cargo e, após retornar das férias, deverá ser escalado pelo prefeito Leonaldo Paranhos para uma nova função estratégica, provavelmente uma assessoria especial na área da segurança.
Menos burocracia
Proposta de desburocratização do sistema tributário de iniciativa do deputado Subtenente Everton e já em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná será tema de audiência pública no próximo dia 30, às 19h, na sede da Acic, em Cascavel. A ideia a ser debatida com os empresários é a criação de um comitê permanente para revisão e simplificação da legislação do Estado.
Reforma tributária
E três mais tarde a Acic também sediará um debate sobre a proposta de reforma tributária do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, que estará na cidade para detalhar seu projeto. Desse evento também participarão o deputado federal Paulo Martins e o jornalista Marc Souza, âncora do programa Ric Mais Notícias.
Salvo pelo gongo
Por um placar apertadíssimo (6 votos a 5), a Câmara de Marechal Cândido Rondon decidiu na noite de ontem absolver o vereador Dorivaldo Kist da cassação do mandato por quebra de decoro sob acusação de confiscar parte dos salários de uma servidora. Vale acrescentar dois detalhes importantes: o parecer da Comissão de Ética era pró-cassação e a votação foi secreta, o que dificulta saber como votaram todos os vereadores.
Biometria
Os fóruns eleitorais de 13 cidades do Paraná farão plantão amanhã e domingo para acelerar o trabalho de cadastramento biométrico dos eleitores das respectivas comarcas. Na região Oeste estarão abertos os fóruns de São Miguel do Iguaçu, que também abrange a cidade de Itaipulândia, e de Corbélia, que também atende Anahy, Braganey, Cafelândia e Iguatu.
* Pílulas
*"Espero que ele [Sérgio Moro] não ocupe a cadeira que deixarei?, declarou Marco Aurélio Mello, um dos dois ministros do STF a serem substituídos ao longo do Governo Jair Bolsonaro. * Convenhamos: não se poderia mesmo esperar outro posicionamento de quem no início de abril passado votou pela soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. * Alvaro Dias declarou hoje que a reforma da Previdência"não deve ser comemorada por ninguém?, mas que é um mal necessário para garantir que"no futuro você não vai correr risco, você terá a sua aposentadoria". * Ainda segundo ele, a reforma se tornou indispensável por causa"da incompetência dos governantes, dos desvios de finalidade". * Saiu hoje no Diário Oficial da União a nomeação do delegado da Polícia Federal Marcelo Augusto Xavier da Silva como novo presidente da Funai. * E ela é vista como uma garantia de dias contados para o viés ideológico que fez com que a Fundação atormentasse muitos proprietários de áreas agrícolas na região de Guaíra e Terra Roxa. * Será neste sábado o ato de lançamento da licitação de mais uma ponte ligando Brasil e Paraguai. * Esta ligará Porto Murtinho (MS) a Coronel Peralta (PY) e, como a segunda ponte em Foz do Iguaçu, também será bancada pela Itaipu Binacional.