Uma das mais tradicionais do PR, Rádio Colméia festeja 60 anos
A Rádio Colméia de Cascavel levou ao ar nesta terça-feira uma programação diferente da habitual, e por um bom motivo. Durante o dia todo, colaboradores e personalidades ocuparam os mocrofones para render sua homanagem à emissora, que está completando 60 anos de existência, o primeiro veículo de comunicação da cidade.
Mas a celebração não ficou concentrada apenas em Cascavel. Por proposição do deputado Evandro Roman, o plenário da Câmara Federal recebeu Renato e Ódina Silva e alguns colaboradores para uma homenagem especial e mais que merecida. A história da emissora mereceu uma sessão solene que contou com vários pronunciamentos, todos destacando seu importante papel para o Oeste paranaense.
A HISTÓRIA
Sintonizada na frequência 650 kHz AM e com abrangência em todo Oeste e áreas de outras regiões do Paraná, a Rádio Colméia iniciou suas transmissões em 22 de maio de 1958, ainda em caráter experimental, e se chamava inicialmente Rádio Cultura. Na época suas operações eram precárias e somente em 2 de janeiro de 1962 a emissora passou a ter um funcionamento regular. Foi por muitos anos a única fonte de informação e entretenimento da região de Cascavel.
Alguns de seus locutores fizeram ou ainda fazem a história da comunicação local, dentre eles Lourival Neves, Zé Pipoca, Darci Israel (os três já falecidos), Paulo Martins, Bolívar Cacau Negreiros,Edson Moraes e Olga Bongiovani.