O Consamu passado a limpo
Algumas notícias boas, e outras nem tanto, foram passadas pelo diretor do Consamu (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná) na sessão desta segunda-feira da Câmara de Cascavel. José Peixoto da Silva esteve na Casa a convite dos vereadores Jaime Vasatta e Policial Madril e fez um relato detalhado do consórcio, que integra 43 municípios da região e conta com 623 profissionais, 16 bases, 28 unidades móveis de urgência, seis de suporte avançado, um helicóptero, uma motoambulância e um veículo de intervenção rápida. Entre novembro de 2013 e abril de 2018 foram reguladas pelos médicos do Consamu 292.342 ligações de pacientes através do telefone 192 - 25.415 somente neste ano. Só o helicóptero prestou 1.539 atendimentos.
Inadimplência
No passado, o Consamu quase foi inviabilizado pela falta de pagamento dos municípios integrados. "Já houve anos em que até 15 municípios estavam devendo, inclusive muitas parcelas. Atualmente só é tolerada a inadimplência de três parcelas. Após esse período, os municípios são notificados, a dívida é protestada e levada para assembleia geral, além de encaminhada para o Ministério Público Estadual", relatou Peixoto.
Deficiências
Segundo seu diretor, o Consamu carece de leitos de retaguarda para atender casos de menor gravidade e está com sua frota parcialmente comprometida. Das 26 viaturas, 20 estão com seis anos ou mais de uso, ou seja, já deveriam ter sido substituídas para atender as exigências do Ministério da Saúde. Peixoto também pontuou que o ex-ministro Ricardo Barros prometeu novas viaturas, mas estas ainda não chegaram.
Concurso
Ainda no âmbito da saúde, exatos 1.836 candidatos se inscreveram para o concurso que a Prefeitura de Cascavel realizará no próximo domingo, na Unipar. Os inscritos precisarão estar no local bem cedo, pois os portões serão fechados impreterivelmente às 7h45.
PT se arma
Coube ao conceituadíssimo advogado Luiz Fernando Pereira, cascavelense de nascimento e filho do ex-governador Mário Pereira, fazer um amplo estudo para que o PT possa se prevenir contra uma eventual rejeição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) à candidatura Lula sem dar margem para discussão do tema.
Só provisória
Depois de levantar os dados de 2002 para cá, Luiz Fernando pontuou em seu estudo que o que existe hoje em relação ao ex-presidente é uma inelegibilidade apenas provisória. Com base nesse trabalho, o partido produzirá campanhas com o mote "Lula será exceção à regra?".
Opinião popular
Levantamento da Paraná Pesquisas nos 26 estados e no Distrito Federal apontou que 77,7% dos 2002 entrevistados têm como tema de maior interesse do momento o noticiário da Operação Lava Jato. Apenas 10% indicaram preferência pela Copa do Mundo da Rússia, que começará em menos de um mês, e outros 10% não manifestaram interesse nem por um assunto, nem por outro.
* Pílulas
* Adelino Ribeiro confirmou nesta segunda-feira que está discutindo a indicação de nomes para alguns cargos do governo estadual em Cascavel cujos titulares serão substituídos. * Ele também revelou ter tratado com Luiz Amélio Burgarelli sobre a 10ª Regional de Saúde, mas que o médico já tem compromissos profissionais demais para substituir o colega Miroslau Bailak. * Marcio Pacheco não participou da sessão desta segunda-feira da Assembleia Legislativa do Paraná. * Atendendo convocação, ele foi a Brasília participar de um encontro de policiais federais que serão candidatos nas eleições de outubro próximo. * A Câmara de Toledo marcou para o próximo dia 25 a audiência pública destinada à prestação de contas do Poder Executivo relativa ao primeiro quadrimestre de 2018. * Equipes do Governo do Paraná identificaram irregularidades em obras de nada menos que 160 escolas da rede estadual. É o fim da rosca!