Uma chance aos esgoelados
Já está na Câmara de Cascavel desde ontem, e deve ser aprovado rapidinho da silva, o anteprojeto do Executivo que institui mais um Refic (Programa de Recuperação Fiscal), destinado a dar uma mãozinha para que os inadimplentes acertem suas contas com a Prefeitura. Pela proposta, dívidas vencidas até 28 de fevereiro deste ano poderão ser pagas com um desconto de 90% nos juros e multas, desde que quitadas em parcela única. Em caso de parcelamento, o desconto será de 75% para pagamento em 12 vezes, 50% em 24 vezes e 25% em 36 vezes. É a mão amiga do poder público dando uma força aos que se viram obrigados a deixar de honrar seus compromissos com o erário por obra e graça da crise econômica que assola o País.
Mais obras
Depois do PDI - que, dentre outras coisas, remodelou as principais vias da cidade e levou os ônibus de volta ao Calçadão - vem aí mais um investimento pesado em mobilidade urbana em Cascavel. Já recebeu a aprovação do Ministério do Desenvolvimento Regional um financiamento de R$ 34 milhões do Programa Avançar Cidades para atender demandas remanescentes do transporte coletivo, recapeamento asfáltico, sinalização do trânsito e melhoramento das calçadas.
Literatura
Um livro que mistura narrativas históricas e causos populares da trajetória de quase 70 anos de Cascavel vai ser lançado no próximo dia 18, na Acic. O autor é o economista Valdir Pacini, que escreveu as 204 páginas de"O sonho de um pioneiro"a partir de relatos que ouviu ao longo de anos do empresário Dimer José Webber."Essa é, antes de tudo, uma homenagem a um pioneiro que fez muito pelo desenvolvimento de Cascavel?, diz o autor.
Causa beneficente
Um dado interessante é que toda a renda obtida com a venda do livro, cujo exemplar sairá por R$ 40, vai ser revertida para a Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer), uma das entidades às quais Dimer se doou durante muitos anos. Em tempo: a ilustração da capa é assinada pelo chargista Jair Reinaldo dos Santos e o prefácio pelo jornalista Jean Paterno.
Acampamento
A Assembleia Legislativa do Paraná amanheceu nesta quarta-feira (10) com aspecto de parque para piquenique. Centenas de servidores estaduais permaneceram a noite acampados na Casa e lá prometia0m permanecer até que cheguem a um acordo com o governo sobre o reajuste salarial, mas depois foram para a frente do Palácio Iguaçu.
Tapetão
O deputado paranaense Rubens Bueno cumpriu a promessa e ingressou hoje na Justiça Federal de Brasília com ação popular para suspender os efeitos do acórdão do TCU (Tribunal de Contas da União) que permitiu que magistrados ingressos na carreira antes de 1998 contabilizem o tempo trabalhado como advogados, mesmo sem contribuição à Previdência, para requerer a aposentadoria. "Trata-se de um absurdo que vai de encontro ao interesse público e que beneficia uma das categorias mais privilegiadas do País", justificou ele.
* Pílulas
* Será sepultado às 17 horas desta quarta-feira (10), em Missal, o corpo de Luiz Hoflinger, presidente da Cooperativa Sicredi Vanguarda encontrado morto ontem, em São José dos Campos (SP). Ele tinha 57 anos e morava em Medianeira. * Também hoje, o Brasil foi tomado de surpresa com a notícia da morte do veterano jornalista Paulo Henrique Amorim. * Um paranaense foi escolhido para presidir a Câmara Setorial do Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. * Trata-se de Ronei Volpi, que vinha presidindo a Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná). * O presidente Jair Bolsonaro já se empenha para mudar a cara do Supremo Tribunal Federal. *"Entre as duas vagas que terei para indicar, um deles será terrivelmente evangélico", disse ele nesta quarta-feira, defendendo a tese de que o"resgate dos valores familiares"deve estar presente em todos os Poderes.