Em nome da moralização
Desde a implantação do pedágio no chamado Anel de Integração, há quase 22 anos, o Paraná vive um permanente pesadelo. Centenas de quilômetros de duplicação e terceira pista foram suprimidos do acordo inicial de forma absolutamente suspeita conforme apontado pela própria Justiça, outros muitos foram protelados para a reta final dos contratos e os usuários seguem pagando alto preço para trafegar por rodovias que nem de longe se parecem com o que lhes foi prometido. Mas agora o Paraná conta com uma ferramenta para evitar a repetição desse descalabro e assegurar que as futuras parcerias entre Estado e iniciativa privada sejam boas para ambos os lados e principalmente para a população. Ratinho Junior acaba de regulamentar o PAR (Programa de Parcerias do Paraná), criado por lei proposta por ele e aprovada neste ano pela Assembleia Legislativa para dar segurança jurídica ao poder público e aos investidores e, de quebra, atrair novos investimentos. "Queremos estabelecer boas parcerias para atender demandas da sociedade e também permitir investimentos que gerem riqueza e emprego", explicou o governador. "Os projetos de concessões e parcerias público-privadas exigem volumes altos de investimento e os contratos são de longo prazo, de 20 a 30 anos, passando de um governo para outro. Isso exige transparência e previsibilidade para as partes envolvidas", ilustrou o secretário estadual o Planejamento e Projetos Estruturantes, o cascavelense Valdemar Bernardo Jorge.
Mais transparência
A busca de uma transparência maior também é, segundo o procurador jurídico Luciano Braga Cortes, o objetivo da Prefeitura de Cascavel com o projeto alterando a Lei Municipal nº 5.958/2011, a ser votado pela Câmara em duas sessões extraordinárias convocadas pelo presidente Alécio Espínola para a tarde desta terça-feira (9). Pelo texto vigente, o dinheiro arrecadado vai diretamente para as empresas, enquanto pelo que está sendo proposto irá para a Prefeitura, que fará o repasse posterior às concessionárias.
Outro lado
A pedido de alguns vereadores, no entanto, as empresas do transporte coletivo apresentaram hoje uma série de considerações à Câmara informando, dentre outras coisas, que 13 servidores da Cettrans estão aptos a conferir o movimento diário do sistema, apontando ser"inconstitucional que novas leis retroajam para atingir atos jurídicos perfeitos"e alertando para"prejuízos decorrentes de eventual quebra de contrato administrativo".
Proerd mais amplo
Durante a formatura de 300 novos estudantes pelo Proerd, no fim de semana, Leonaldo Paranhos manifestou a disposição de ampliar ainda mais o programa, desenvolvido em parceria entre o Município e a Polícia Militar. O prefeito, que tem na luta contra as drogas uma bandeira já antiga, entende que Proerd é uma"iniciativa fantástica?, por isso justifica um investimento ainda maior.
Melhor prevenir
?É difícil recuperar um dependente químico, embora não impossível. Então, por que não investir mais na prevenção? Estas crianças que estão se formando hoje não estarão envolvidas com o vício porque elas conhecem o mal terrível que são as drogas?, ressaltou Paranhos.
Cultura e turismo
Os cascavelenses com 60 anos ou mais estão convidados a prestigiar, na quinta-feira (11), a Mostra de Talentos da Terceira Idade, organizada pela Secretaria de Assistência Social e que será aberta às 14 horas. Quem participar do vento estará automaticamente inscrito para concorrer a 36 vagas em uma excursão para visitar o Templo Budista de Foz do Iguaçu no próximo dia 30.
Empate literal
Um terço dos brasileiros está satisfeito e outro terço insatisfeito com o governo federal, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira. Dentre as 2.860 consultadas, 33% consideraram o trabalho do presidente Jair Bolsonaro ótimo ou bom e outros 33% ruim ou péssimo.
Folga para Moro
Saiu publicada no Diário Oficial da União de hoje autorização para que Sérgio Moro tire suas primeiras férias como ministro da Justiça. Segundo a assessoria do ministro, ele ficará afastado entre os dias 15 e 19 deste mês para descansar e tratar de assuntos particulares.
* Pílulas
* Foram aprovados pela totalidade dos vereadores todos os três projetos que incluídos na pauta da sessão desta segunda-feira da Câmara de Cascavel. * Um garante acessibilidade aos portadores de deficiência nos espaços esportivos com capacidade para mais de 1.500 pessoas, outro declara a Associação das Pessoas com Deficiência como entidade de utilidade pública e o terceiro outorga a Medalha Osmar Xiquinho Zimmermann ao ex-goleiro Zico, campeão paranaense de 1980 pelo extinto Cascavel Esporte Clube. * Mais uma ex-titular da Secretaria de Estado da Administração e Previdência será interrogada nesta terça-feira (9) pela CPI da JMK na Assembleia Legislativa do Paraná. * Os deputados vão ouvir Marcia Carla Pereira Ribeiro, que ocupou o cargo entre novembro de 2016 e junho de 2017. * Por falar na Alep paranaense, ela deixou para resolver mais à frente um tema pra lá de espinhoso. * O presidente Ademar Traiano disse hoje que o projeto que reajusta os salários do funcionalismo só será votado depois do recesso. * A Paraná Pesquisas fez a seguinte pergunta a 2.232 brasileiros: "Você é a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos?" * Nada menos que 76,7% responderam que sim e apenas 19% responderam que não.