Argentina vai instalar segurança de última geração na tríplice fronteira
O Ministério da Segurança Nacional da Argentina está investirndo35 milhões de dólares em quatro sistemas integrados de controle na divisa com o Brasil e o Paraguai, na tríplice fronteira, bem como na divisa com a Bolívia. Os equipamentos, de fabricação israelense, serão instalados em Puerto Iguazú, Aguas Blancas, Salvador Mazza e La Quiaca (Jujuy).
As autoridades argentinas explicaram que os equipamentos adquiridos são iguais aos utilizados nas fronteiras israelenses, com vigilância eletrônica através de câmeras em globos aerostáticos, a uma altura de 600 metros. Com eles é possível observar um veículo em uma distância de 15 quilômetros e uma pessoa a sete quilômetros.
O controle faz parte de uma série de investimentos em segurança feitos pelo governo argentino para preparar o país para receber a Cúpula do Grupo dos 20 (os 20 países mais ricos), que acontecerá nos dias 30 de novembro de 1° de dezembro deste ano, em Buenos Aires. O país deve receber 20 mil participantes que discutirão temas como economia, educação, energia e agricultura. (Foto: Divulgação)