Brasil x Argentina: quem decidirá a Copa América?
Brasil e Argentina voltam a se enfrentar pela sexta vez no Mineirão às 21h30 desta terça-feira (2) para definir o primeiro finalista da Copa América 2019 - o segundo será conhecido amanhã, no jogo Chile x Peru. Nos cinco confrontos anteriores no estádio de Belo Horizonte houve vantagem absoluta do time canarinho, com quatro vitórias e um empate.
"Vai ser um grande espetáculo. Se a torcida puder trazer todo esse carinho que estamos recebendo desde que a gente chegou aqui em Belo Horizonte para dentro do estádio, nós seremos muito gratos. O Mineirão foi o lugar onde nós recebemos mais carinho do torcedor", declarou o técnico Tite ao falar deste superclássico.
Sobre a escalação, ele disse que só definirá nos vestiários, pois ainda depende das condições físicas do lateral esquerdo Felipe Luís, com dores musculares na coxa direita. "Tenho confiança na minha equipe. Convicção que vamos entrar e fazer um grande jogo. Cada partida tem a sua história. Conto muito com o nosso coletivo. Temos crescido mesmo no sentido de ser um time. É muito difícil de se criar isso numa seleção. Será uma partida que não tem chance para erro", acrescentou o treinador.
HISTÓRICO
O primeiro confronto entre as duas seleções no Mineirão foi um amistoso em 1968. O time brasileiro foi formado por atletas que atuavam em Minas Gerais e venceu por 3 a 2, com gols de Evaldo, Rodrigues e Dirceu Lopes, todos do Cruzeiro.
As duas equipes voltaram a se enfrentar sete anos depois, mas em uma partida oficial, pela Copa América de 1975. Mais uma vez com uma convocação baseada no futebol mineiro, o Brasil voltou a derrotar a Argentina por 2 a 1, com dois gols do cruzeirense Nelinho.
A partir daí o Mineirão passaria 29 anos sem receber jogos das duas seleções, jejum que acabou em 2004, quando Brasil e Argentina se enfrentaram pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, com vitória brasileira por 3 a 1. O grande destaque do jogo foi o então cruzeirense Ronaldo, autor dos três gols brasileiros, todos de pênalti.
Depois disso, brasileiros e argentinos disputaram mais dois jogos pelas Eliminatórias no Mineirão. Em 2008 houve empate de 0 a 0 e em 2016 o Brasil venceu por 3 a 0, já sob o comando de Tite, com gols de Philippe Coutinho, Paulinho e Neymar. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)