Programa eleva qualidade de produtos vendidos na feirinha
Oferecer aos consumidores alimentos com garantia de qualidade e procedência e aos produtores a capacitação necessária para comercialização de produtos na Feira do Pequeno Produtor Rural de Cascavel dentro das normas de higiene exigidas pelos órgãos reguladores são alguns dos objetivos do programa Alimento Saudável, lançado pelo Município ainda em 2018.
Dentro de sua primeira etapa do programa foram feitas visitas às propriedades rurais e agroindústrias e à própria feira, para o mapeamento dos produtores e produtos comercializados. E nesta quarta-feira (26) aconteceu a segunda etapa, com um treinamento para cerca de 100 pessoas.
Presente no auditório da Agrotec, onde aconteceu o curso de capacitação, o prefeito Leonaldo Paranhos disse que esta ação fez parte do nosso programa de certificação para agregar valor aos produtos. "Estamos falando da Capital da Produção e a Prefeitura e as instituições precisam dar ao produtor a condição de fazer com que nossos produtos tenham de fato uma certificação para que as pessoas tenham tranquilidade de consumo. A Fundetec/Agrotec em parceria com Itaipu Binacional e Emater estão prontas para auxiliar o produtor garantindo a comercialização de seu produto devidamente certificado", destacou.
O treinamento foi dividido em duas partes: pela manhã, palestra com a tecnóloga em Alimentos da Biolabore, Andressa Padilha, para repassar ensinamentos sobre a legislação da Anvisa sobre boas práticas na fabricação de alimentos. E na parte da tarde aconteceu um curso sobre controle de qualidade da água para consumo, ministrado pelo engenheiro químico Frederico Lovato.
Em julho haverá mais três cursos: um sobre rotulagens de alimentos e outros dois sobre produção de alimentos à base de leite e de produção de embutidos. (Foto: Secom)