MDB pensa grande
Agora sob o comando do ex-deputado João Arruda, sujeito bem mais polido que o tio Roberto Requião, o MDB do Paraná tem um projeto ambicioso para as eleições municipais do ano que vem. "Vamos estabelecer um plano de trabalho de fortalecimento do partido. Teremos coordenadores regionais nos bairros, comissões temáticas e vamos reafirmar o compromisso com a candidatura própria a prefeito", antecipou Arruda sobre o primeiro encontro para tratar do assunto, agendado para a noite desta quarta-feira (26) e destinado a encaminhar as tratativas com vistas à reconquista da Prefeitura de Curitiba. E no interior do Paraná, ele garante que o partido terá candidaturas próprias a prefeito na maioria das cidades, especialmente as de maior porte. "O MDB se tornou atrativo porque não tem muitos parlamentares. Isso faz com que novos grupos, novas pessoas, novas lideranças venham construir o partido e com chances reais de se eleger", acredita.
Cascavel
Em Cascavel, onde já teve três prefeitos (Pedro Muffato, Fidelcino Tolentino e Salazar Barreiros), o MDB também começa a se articular com vistas a 2020. A candidatura própria, no entanto, ainda está distante de ser algo líquido e certo, até pela possibilidade de o partido voltar a integrar a administração de Leonaldo Paranhos. Caso resolva disputar a Prefeitura, o partido conta entre seus quase 4 mil filiados com nomes como Walter Parcianello (irmão do deputado Frangão) e João Luiz Félix, dentre outros.
Fatura liquidada
Sem a mesma plateia da sessão anterior, também realizada no período noturno para facilitar uma maior participação da comunidade, a Câmara de Cascavel aprovou na noite de ontem, em redação final, a revisão anual dos salários dos funcionários da Prefeitura de Cascavel. Ficou confirmado que o pagamento do reajuste se dará em quatro parcelas, nos meses de junho, setembro, outubro e dezembro, as três primeiras de 1,26% e a última de 1,29%. Vale lembrar que isso não vale para o prefeito e nem para os ocupantes de cargos de confiança.
Promoção
Confirmando o que o Alerta Paraná antecipou há quase um mês, o prefeito Leonaldo Paranhos decidiu promover Daniel Scalco, o Chimia, como novo diretor de esportes de Cascavel no lugar de Cleber Fonseca, que pediu exoneração do cargo após ser alvo de denúncias por assédio sexual. Chimia foi muito bem aceito, pois é tido como um dos mais atuantes e eficientes servidores da Secretaria de Cultura e Esportes, que é comandada por Ricardo Bulgarelli.
Homenagem
Empresário cascavelense já há algumas décadas, Albino Giombelli terá que fazer uma breve volta às origens, mas por um ótimo motivo. É que a Câmara de Palotina vem de aprovar projeto do vereador Nivair de Castro Souza concedendo-lhe o título de Cidadão Honorário desse Município, onde ele se notabilizou no mundo dos negócios antes de se mudar para Cascavel. A data da entrega ainda não foi marcada.
Cultura em pauta
Uma equipe da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná estará em Cascavel nesta quinta-feira (27) para um encontro com produtores, artistas e gestores culturais da macrorregião Oeste a fim de levantar as demandas do setor. O encontro será no Centro Cultural Gilberto Mayer, pela manhã e à tarde.
* Pílulas
* Os agricultores cascavelenses que participam da Feira do Pequeno Produtor acabam de conquistar uma importante vitória. * A Câmara aprovou em redação final projeto do presidente Alécio Espínola que garante a permanência da feirinha na Praça Wilson Joffre. * Acontecerá na sexta-feira (28) mais uma edição do Acic Itinerante, que aproxima a associação comercial de empresários das mais diferentes regiões da cidade de Cascavel. * E dessa vez o projeto será desenvolvido no Calçadão em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, onde também serão prestados atendimentos na área da saúde. * Os grupos Vem Pra Rua e Movimento Brasil Livre, que não participaram das recentes manifestações em defesa do presidente Jair Bolsonaro, estão de volta à cena política. * Programaram em conjunto para domingo (30) atos em todo o País em defesa do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. * Por falar em Moro, a Ajufe (Associação de Juízes Federais do Brasil) rejeitou a representação protocolada por um grupo de 30 magistrados federais que pretendiam afastá-lo da entidade. * A assessoria jurídica de Cida Borghetti garante não ter pressa em recorrer da decisão de Ratinho Junior de indeferir o pedido dela à aposentadoria vitalícia paga a ex-governadores. Será?