Servidores x governo
De 2011 a 2014, período em que a economia paranaense nadava de braçada, os servidores públicos estaduais foram contemplados com 63,6% de reajuste salarial, muito acima da inflação do período, que somou 26,7% segundo o IPCA. Aí veio a crise, que mantém os salários congelados há pouco mais de três anos e resultou em uma perda de 16,38% até março deste ano. É apenas nesse último índice, claro, que o funcionalismo se apega para justificar a promessa de uma greve geral a partir de amanhã, o que, se efetivamente ocorrer, deixará a população em geral uma vez mais sem acesso a serviços públicos de áreas absolutamente essenciais, como educação, saúde e segurança. É um direito da categoria se mobilizar para não perder o que ganhou logo ali atrás, mesmo que parcialmente, mas é seu dever compreender que o ônus dos tempos bicudos deve ser dividido por todos. Também é imperativo entender que o Estado está engessado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e tem prioridades mais urgentes, dentre elas a necessidade de criar condições para o reaquecimento da economia a ponto de, por exemplo, acender uma luz no fim do túnel aos 124 mil paranaenses que, segundo o Ipea, enfrentam o flagelo do desemprego há pelo menos dois anos. Por isso tudo, resta óbvio que essa paralisação é totalmente inoportuna.
Parcelamento
Em Cascavel, a Câmara de Vereadores começa a discutir hoje o projeto de reajuste dos servidores municipais, que não se aplica a servidores comissionados, prefeito e secretários. E neste caso já há um entendimento prévio sobre a reposição integral da inflação dos últimos 12 meses, mas em quatro parcelas a serem pagas nas folhas de junho, setembro, outubro e dezembro. Isso se deve ao fato de a folha do Município ter extrapolado o limite prudencial.
Sessões...
Também nesta segunda-feira, a Câmara inicia uma experiência destinada a buscar uma maior participação da população em seus debates. As sessões de hoje e amanhã serão realizadas no período noturno, o que não acontece há muitos anos. Ambas começarão às 19h30 e serão uma forma de testar até que ponto vai o interesse dos cascavelenses pelo trabalho dos vereadores.
...noturnas
"Sabemos que trabalhadores e estudantes têm muita dificuldade em abandonar seus compromissos para assistir às sessões e, mesmo com todas as ferramentas que temos hoje de transmissão pelas redes sociais e transparência pelos meios oficiais, é dever do poder público criar estratégias e ferramentas para que a população efetivamente fiscalize e acompanhe o mandato do seu representante", justifica o presidente Alécio Espínola, principal mentor da iniciativa.
Sem perdão
Se decidir ouvir a voz das ruas, o STF não autorizará a libertação de Luiz Inácio Lula da Silva. 58% de um total de 2.264 brasileiros ouvidos entre os dias 17 e 21 deste mês pela Paraná Pesquisas se posicionaram favoráveis à manutenção do ex-presidente atrás das grades. Apenas 36% (menos que o eleitorado do PT na eleição do ano passado) responderam que Lula deve ser beneficiado com a prisão domiciliar. O julgamento no Supremo, a propósito, estava marcado para esta terça-feira (25), mas deverá ficar apenas o mês de agosto.
Superlotação
Se nosso sistema prisional já parece lata de sardinhas, a tendência é piorar nos próximos meses. É que o governo paraguaio acaba de decidir pela extradição de 400 brasileiros ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) que se encontram presos no país vizinho. Dentre eles estão os responsáveis pelo massacre de dez detentos registrados no último dia 16 em San Pedro Del Ycuamandiyú.
* Pílulas
* A Feira do Teatro, realizada nas manhãs de domingo e que caiu no gosto dos cascavelenses, vai ficar ainda mais encorpada. * Já estão abertas as inscrições para a instalação de mais nove barracas: três para produtos alimentícios, três para trabalhos manuais, duas para artes visuais e uma para cerveja artesanal. * Para obter mais informações, os interessados devem procurar o Centro de Convenções e Eventos ou ligar para o telefone 3902-1358. * Proposta que estabelece limite máximo de 20% da carga horária dos cursos de graduação na área de saúde pelo sistema EAD no Paraná será debatida em audiência pública nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa. *"Não sou contra o ensino a distância, mas contra a distância do ensino", defende o autor do projeto, o ex-secretário estadual da Saúde e deputado estadual Michele Caputo. * Em plena crise, a Caixa Econômica registrou lucro líquido de R$ 3,92 bilhões no primeiro trimestre deste ano, 23% mais que em igual período do ano passado. * Ao contrário do que muitos possam supor, isso não se deu por aumento de juros, mas pela implementação de uma gestão mais eficiente. * O ex-governador e hoje presidiário Sérgio Cabral foi punido com 30 dias de isolamento no presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro. * A punição foi imposta pela descoberta, em 2017, de que ele tinha uma videoteca com TV de 65 polegadas e 160 filmes em sua cela.