Senador Oriovisto agora é Cidadão Honorário do PR
O empreendedorismo e a visão de futuro do educador e hoje senador Oriovisto Guimarães foram reconhecidos com o título de Cidadão Honorário do Paraná concedido pela Assembleia Legislativa em sessão solene na noite desta segunda-feira (17). Proposta pelo deputado estadual e atual secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes, a homenagem ao empresário reuniu autoridades dos três poderes do Estado, além de colaboradores, professores e alunos do Grupo Positivo, instituição co-fundada por ele em 1972.
"Nem em meus sonhos imaginei que este dia aconteceria, ser reconhecido pelo meu Paraná, estado em que passei toda a minha vida. Tudo que construí foi aqui. Receber este título, com a presença do governador, dos meus dois colegas senadores, deputados e autoridades do Judiciário, é uma honra imensa e motivo de grande orgulho", afirmou Oriovisto Guimarães, que tem entre seus suplentes no Senado o empresário cascavelense Plinio Destro.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, o evento refletiu o prestígio de Oriovisto como empresário e político. "É um empreendedor visionário que fez uma revolução no ensino paranaense, um grande gerador de empregos que tem função primordial na defesa do nosso estado, em Brasília, como senador. Nada mais junto do que reconhecer o trabalho deste homem, um símbolo do Paraná", frisou.
"A história do professor Oriovisto é de um homem de muita luta, que veio de baixo e construiu um grande projeto educacional. Como senador tem ajudado muito nosso estado, se empenhado em políticas públicas e com posicionamento em favor do País. Era o mínimo que o Paraná poderia fazer, reconhecer uma pessoa que se tornou paranaense e construiu toda a sua vida profissional e familiar no Estado", destacou o governador Ratinho Junior.
De acordo com o secretário Marcio Nunes, só podem receber esse título aqueles que prestaram relevantes serviços à sociedade paranaense. "Pela trajetória e pelo conjunto de suas ações, o reconhecimento ao professor Oriovisto Guimarães nada mais é do que o cumprimento da lei", ressaltou.
HISTÓRICO
Oriovisto Guimarães foi um dos fundadores do Grupo Positivo, que ele presidiu por 40 anos e tornou um dos principais grupos educacionais, industriais gráficos e de informática do Brasil. Nascido em Batatais (SP), ele veio para o Paraná aos três anos de idade e morou nas cidades de Bela Vista do Paraíso, Mandaguari, Apucarana e Curitiba, onde cursou Economia pela UFPR. Deu aula particular de matemática até iniciar sua jornada como professor de cursos preparatórios para o vestibular.
Em 1972, junto a colegas professores, fundou o Curso Positivo. Depois vieram as escolas de ensino médio e fundamental; a Posigraf - uma das maiores gráficas e editoras do País; a Universidade Positivo, da qual foi fundador e primeiro reitor, cargo que ocupou durante dez anos; e a Positivo Informática, hoje a maior fabricante brasileira de computadores. Em 2006, tornou-se membro titular da Academia Paranaense de Letras, ocupando a cadeira de número seis.
Em 2012, deixou a presidência do Grupo com cerca de dez mil funcionários e mais de um milhão de alunos que utilizam o método de ensino do Positivo no Brasil e no exterior. Em 2018, aos 72 anos, filiado ao partido Podemos, assumiu um novo desafio: trabalhar pela transformação da forma como a política é feita no país. Foi eleito senador pelo estado do Paraná em primeiro lugar, com 2.957.239 votos. (Foto: Orlando Kissner/Alep)