Pelo fim de uma excrescência
Não há como negar que o Congresso Nacional brasileiro produziu muitas leis interessantes nas últimas décadas. Mas também não há como negar que produziu outras que são motivo de vergonha para o Brasil como um todo. É o caso da Lei Orgânica da Magistratura, que desde 1983 sangra as finanças públicas com a aposentadoria compulsória. Para o leitor ter uma ideia mais clara a respeito do assunto, basta lembrar que 47 juízes e desembargadores e até um ministro do STJ perderam seus cargos na última década por venda de sentença, desvio de recursos, tráfico de influência, conduta negligente e outras faltas disciplinares e continuam até hoje tendo seus salários regiamente pagos com o dinheiro do contribuinte, um verdadeiro tapa na cara do cidadão de bem. Mas felizmente, isso parece estar com os dias contados. É que o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira, incluiu em seu texto proposta do deputado federal paranaense Rubens Bueno que acaba com essa punição mandrake aos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público implicados com a corrupção. É um avanço considerável, sem dúvida, mas que ainda depende da aprovação do Congresso Nacional.
Folga remunerada
Servidores públicos e sindicalistas batem cartão-ponto? E se batem, quando não comparecem para trabalhar têm o dia descontado? Claro que não, bem ao contrário do que acontece com qualquer trabalhador da iniciativa privada. Isso ajuda a explicar a "greve geral"realizada nesta sexta-feira (14) em várias partes do País.
Pela culatra
Convocada com o nítido propósito de dar uma demonstração de força por parte de partidos e líderes políticos que quando estiveram no poder conduziram o Brasil à pior crise econômica e moral de sua história, a referida greve teve como principal mote a luta contra a reforma da Previdência, sem o que o País não sairá do atoleiro em que se encontra.
Qual a saída?
"É preciso que a gente reaja a esse acúmulo de ataques que a classe trabalhadora vem sofrendo", justificou a presidente da Aduinoeste (Sindicato dos Docentes da Unioeste), Lilian Porto, que encabeçou a greve em Cascavel. A nobre professora deveria indicar uma saída para que o Brasil não quebre de vez sem a reforma previdenciária. E mais: admitir que os privilégios que tornaram as universidades públicas uma espécie de"ilhas da fantasia"contribruíram sobremaneira para o caos atual.
Projeto Cidadão
Servidores da Agência do Trabalhador, Ouvidoria 156, Procon, Cadastro Único e Território Cidadão estão passando a tarde toda desta sexta-feira no Terminal Leste, oferecendo serviços e orientações aos usuários do transporte coletivo de Cascavel. É a primeira fase do Projeto Terminal Cidadão, iniciado há uma semana no Terminal Nordeste."Trabalharemos um terminal por semana por enquanto e, logo em seguida, ampliaremos para atendimentos simultâneos nos terminais, na segunda fase do projeto", explica Ailton Lima, gerente do Território Cidadão e coordenador dos trabalhos.
* Pílulas
* Houve confronto no fim da manhã de hoje na saída do Terminal de Transporte Urbano de Foz do Iguaçu. * A PM usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para conter os manifestantes. Um professor foi preso. * Mais um projeto inovador será encaminhado por Ratinho Junior à Assembleia Legislativa no início da próxima semana. * Ele prevê a inclusão de uma cláusula anticorrupção em todos os contratos que vierem a ser firmados por empresas privadas com o Governo do Estado. * O presidente Jair Bolsonaro anda com a paciência pra lá de esgotada com os problemas da"cozinha"de seu governo. * Um dia depois de dispensar o ministro Santa Cruz, hoje ele demitiu o também general Juarez Aparecido de Paula Cunha da presidência dos Correios. * A imprensa brasileira acaba de perder outro de seus membros mais ilustres. * Morreu hoje o jornalista Clóvis Rossi, 76 anos, decano da redação da Folha de S. Paulo.