Estrada do Colono vai ser tema de audiência pública
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em reunião nesta quarta-feira (12) uma proposta do deputado Anibelli Neto para a realização de audiência pública destinada a debater a reabertura da antiga Estada do Colono, com a construção de um traçado dotado dos cuidados necessários para a proteção do meio ambiente.
O encontro, que vai reunir representantes a favor e contra a reabertura, deve acontecer em Capanema, no dia 15 de agosto."Vamos promover esse debate com a sociedade. Temos de discutir e nos posicionar sobre o assunto", argumentou Anibelli.
O trecho tem cerca de 17 quilômetros e corta o Parque Nacional do Iguaçu. Com o desmatamento na região e a criação de outras estradas, houve a pressão de grupos ambientalistas para seu fechamento, o que aconteceu em 1986. Em 1997, ocorreu a reabertura ilegal do trecho, que foi fechado definitivamente em 2001, após ação conjunta do Exército, Polícia Federal e Ibama.
Com a estrada fechada, a distância entre as cidades de Medianeira (Oeste) e Capanema (Sudoeste) aumenta de 58 quilômetros para mais de 170 quilômetros. (Foto: Kleyton Presidente/Alep)