Encontro da Coopavel debate sucessão no campo
Pais e filhos que atuam na atividade rural participaram nesta segunda-feira (10), na Unicoop (Universidade Coopavel), de encontro de sensibilização sobre o programa Herdeiros do Campo. Metodologia desenvolvida pela Federação da Agricultura do Estado Paraná em parceria com o Senar, o treinamento trata de um tema cada vez mais importante para o campo, a sucessão nas propriedades rurais.
A apresentação dos conteúdos foi feita pelo consultor Luiz Tiradentes, que envolveu os presentes em exercícios práticos para abordar o assunto."Tudo para estabelecer o diálogo como principal ferramenta para a gradual construção de uma nova cultura, de colocar a sucessão no campo em pauta no cotidiano das famílias rurais". Um dos exercícios apresentou quatro perguntas básicas sobre a importância da sucessão aos participantes.
A primeira pede de quem você é sucessor? E as demais são: Sua propriedade é lucrativa? Qual é o seu custo de produção?, e Em quem você confia? Luiz Tiradentes apresentou raciocínios que dão corpo ao questionamento e informou que cada pergunta será então aprofundada em encontros específicos, com início no dia 18 de junho, na Unicoop - parque industrial da Coopavel, em frente ao Autódromo Internacional de Cascavel.
O programa Herdeiros do Campo é desenvolvido há cerca de dois anos e Tiradentes afirma que já é possível perceber mudanças entre as famílias integradas ao conteúdo."A primeira delas é estabelecer o assunto como um hábito na propriedade, porque a sucessão familiar é um processo, uma construção que traz benefícios, principalmente de manter a família unida e preservar o patrimônio".
O treinamento se estenderá por encontros que serão realizados nos dias 18 de junho, 2 e 25 de julho, 8 e 26 de agosto, 26 de setembro, 3 e 11 de outubro. Ainda há algumas vagas em aberto a cooperados da Coopavel que queiram participar. O treinamento é gratuito. Outras informações e inscrições, que podem ser feitas nesta semana com a secretaria da Unicoop, pelo telefone 3218-5095. (Foto: Divulgação)