Fiscalização visita 11 postos e encontra problemas em todos
A 12ª Promotoria de Justiça de Cascavel participou de ação conjunta de fiscalização em postos de combustíveis da comarca entre terça-feira e ontem para coibir a comercialização de produtos impróprios, bem como reprimir a prática de crimes contra o consumidor. Também participaram ANP (Agência Nacional do Petróleo), Secretaria de Estado da Fazenda, Ipem, Procon e Polícia Militar.
Agora preste atenção no resultado: todos os postos fiscalizados (10 em Cascavel e um em Santa Tereza) foram notificados por "não conformidades" (mau estado de conservação de sensor, das bombas ou das mangueiras, falta de inscrições obrigatórias, indicadores de volumes e preços desalinhados, bico de descarga na posição de descanso com motor ligado, erro de grafia e simbologia, entre outras).
Os estabelecimentos receberam dez dias de prazo para providenciar a regularização. Foram lacrados durante a fiscalização 12 bicos de cinco postos, que apresentaram problemas como erro na vazão (causando prejuízo ao consumidor) e vazamento em dispositivo medidor.
A ANP coletou amostras em todos os postos para fazer análise laboratorial, com a finalidade de aferir a qualidade e a conformidade do combustível vendido ao consumidor. Os laudos serão depois enviados à 12ª Promotoria de Justiça para a adoção das providências legais cabíveis.