Campo e cidade unem forças pelo meio ambiente
Neste dia 5 de junho comemoram-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem. Instituída no Brasil em 9 de outubro de 2009, a data tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a importância da coleta, separação e correta destinação dos materiais recicláveis tanto na cidade como no campo.
A Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) por intermédio de seus associados engenheiros agrônomos tem procurado desenvolver ações sustentáveis em prol do meio ambiente.
O diretor da Areac, engenheiro agrônomo Francisco Justo Junior, comenta que Cascavel, com população de 320 mil habitantes, produz uma média diária de 250 toneladas de lixo, levando em conta uma geração de lixo per capita por dia de 800 gramas. Ele calcula que, desse total, entre 2% e 4% são recicláveis, atingindo um volume entre 6 e 8 toneladas.
A gerente responsável pela ADDAV (Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários do Oeste do Paraná), engenheira agrônoma Patricia Moretti, comenta que a unidade, localizada no km 11 da PR 486, recebe por ano 450 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas encaminhadas pelos agricultores de 38 cidades da região, após o procedimento da tríplice lavagem."Trata-se de um volume compatível diante da forte presença do agronegócio na região", destacou ela, acrescentando que 95% das embalagens são devolvidas de maneira ambientalmente correta.
Os engenheiros agrônomos estão presentes no Manejo e Conservação do Solo e da Água, na proteção às Matas Ciliares, no Programa de Recolhimento e Embalagens Vazias, dentre inúmeros outros programas ambientais. (Foto: Vandré Dubiela)